Xô, gripe! Saiba como fortalecer sua imunidade no período do inverno

  • Entre linhas
  • Publicado em 24 de maio de 2018 às 11:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É possível se fortalecer em todas as refeições: no café da manhã, no prato principal do almoço e até no jantar

Gripes, resfriados, rinites e muitas outras doenças respiratórias chegam para valer no inverno. Mas você já parou para pensar por que isso acontece? E como evitar essas doenças?

Segundo os médicos Richard Voegels, otorrinolaringologista, e Ana Escobar, pediatra, o frio paralisa os cílios que cobrem todo o nosso sistema respiratório. Esses pelinhos têm a missão de manter os invasores, como vírus e bactérias, longe do nosso corpo. Mas, se eles não funcionam direito, ficamos mais vulneráveis às infecções. Um mesmo vírus pode atacar os ouvidos de uma pessoa e a faringe de outra, causando otite e faringite, por exemplo.

O resfriado é uma infecção respiratória aguda causada por vírus específico. Na sua forma clássica pode ser provocado por três tipos diferentes de vírus: A, B, C. As infecções pelo vírus A ocorrem, em geral, em surtos e podem causar epidemias, Uma peculiaridade desse vírus é sua capacidade de modificar a própria estrutura química. Após cada modificação surge um novo vírus tipo A.

As infecções pelo vírus B tendem a ser menos freqüentes e mais brandas. Enfim, aquelas causadas por vírus do tipo C são muito raras. Normalmente, não se identifica se um resfriado é provocado por um ou outro tipo de vírus. Na verdade, não se determina a característica viral de uma infecção a não ser por exclusão. Isto é, não sendo bacteriana, a infecção deve ser viral. Assim, outras infecções são comumente rotuladas de resfriado, como as caudadas por rinovírus (o vírus que causa rinite) ou por vírus da parainfluenza (que acarretam laringotraqueobronquite). Em suma, muitos vírus convergem para nos resfriar.

O contágio é feito de pessoa para pessoa. Gotículas de saliva carregam os vírus. Evidentemente, o contágio será maior quanto maior for a proximidade física com a pessoa doente. No inverno, as pessoas ficam mais próximos em ambientes fechados, o que facilita a transmissão. Não se sabe bem por que o frio deixa mais vulneráveis ai vírus as mucosas do nariz, traquéias e brônquios. Por isso, tomar sorvete, por exemplo, pode fazer mal, sim. Após a entrada do vírus, a cadeia de eventos é bem conhecida. Por um ou dois dias não sentimos nada. É o período de incubação: o vírus está no organismo, mas ainda não se manifestou. Então começam os sintomas gerais: corpo febril, dor de cabeça, dores musculares, perda de apetite e um cansaço que pode chegar à prostração. Às vezes, as juntas também doem.

Os sintomas no sistema respiratório logo aparecem: tosse seca e nariz escorrendo. Ou obstrução nasal e dor de garganta. A febre, os problemas nasais e a dor de garganta duram, em geral, de três a quatro dias. Já a tosse e o cansaço podem persistir por uma ou duas semanas, mesmo tendo desaparecido outros sintomas. A grande maioria doa casos evolui bem, não causando maiores complicações. Mas estas podem acontecer. A mais comum é a pneumonia, causada pelo próprio vírus ou provocada por uma infecção bacteriana.

A pneumonia bacteriana é mais comum em pacientes idosos e vai requerer antibióticos no tratamento. Mas, se a gripe é provocada por vírus desconhecidos, por questão podemos nos livrar dela com uma vacina? O problema é que os vírus que causam a gripe passam por variações constantes na sua estrutura, fazendo com que uma vacina perca o efeito protetor. Além disso, outros vírus que não os da gripe clássica causam sintomas muito semelhantes e também não seriam neutralizados pela vacina. Como fazer então para evitar as tão temidas e repetitivas gripes?

Como o corpo se protege

Normalmente, nosso corpo é capaz de combater sozinho a maioria dos problemas respiratórios. Os vírus e bactérias podem ser derrotados em cinco a sete dias com a ajuda de hidratação, repouso e uma alimentação balanceada. Então, quanto mais forte o seu organismo estiver, mais rápido você irá se livrar desses incômodos!

Sinal vermelho: tosse persistente, febre alta prolongada, secreções espessas amareladas ou esverdeadas no nariz ou ouvido pedem uma avaliação médica.

A alimentação no reforço da imunidade

Comer bem, de forma equilibrada e saudável, é sua melhor estratégia para fortalecer o organismo. Por isso, conversamos com a nutricionista funcional Mariana Duro para saber quais nutrientes e alimentos não podem faltar no prato:

A dica mais famosa para quem quer ficar longe das gripes e resfriados é a vitamina C. O nutriente realmente tem importante papel no fortalecimento da imunidade do organismo. Mas atenção: não adianta apenas procurar suplementos na farmácia quando a doença já se instalou. O ideal é manter o corpo nutrido sempre! Abacaxilimãolaranjamorango e acerola são ótimas opções para encontrar a vitamina.

Outros alimentos bastante eficazes para estimular o sistema imunológico são alho, que atua como antiviral e antibiótico, e o gengibre que é ainda analgésico.

A nutricionista destaca, também, as proteínas magras, que possuem aminoácidos, importantes na produção de anticorpos necessários para nossa defesa. Você pode encontrá-las em alimentos como clara de ovo, iogurte, peito de peru e peixes.

Outros alimentos poderosos são o agrião, o brócolis, o espinafre e a rúcula. Vegetais e folhas verdes são, além de fontes de vitamina C, alimentos ricos em vitamina A, ferro e clorofila, substâncias que também dão uma turbinada na imunidade do organismo.

Se você reparar bem, é possível se fortalecer em todas as refeições: no café da manhã, na salada, no prato principal do almoço e até no jantar. Sem contar os sucos que podem contribuir para os lanchinhos ao longo do dia!

Quer uma forcinha extra? Então anote essa receita que a Mariana compartilhou com a gente:

Suco da imunidade

Ingredientes
• 100 ml de suco de uva integral em caixinha
• 50 ml de água
• 1 colher de sobremesa de mirtilo (natural ou congelado)
• 1 fatia de abacaxi
• 1 pedaço pequeno de gengibre
• 1 colher de sopa de folhas de salsinha

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma em seguida.