‘WhatsApp from Facebook’ surgiu em função do novo reposicionamento da marca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de dezembro de 2019 às 18:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O termo ‘WhatsApp from Facebook’ presente na abertura do aplicativo, surgiu em nome da transparência

M​uitos usuários notaram uma mensagem “from Facebook” ao abrir seu WhatsApp e se perguntaram o motivo da mudança. 

A alteração se iniciou em agosto na versão WhatsApp Beta na Play Store e na App Store. Contudo, os usuários passaram a notar a diferença somente a partir da versão estável recente.

O termo significa “do Facebook”, na tradução do inglês. Isso porque o Facebook comprou o WhatsApp em 2014 por US$ 16 bilhões e, em 2012, anunciou a compra do Instagram por US$ 1 bilhão.

Por esse motivo, ambos passaram a exibir o termo “from Facebook”, conforme a nova política da empresa anunciada neste ano.

No Instagram, o crédito se apresenta na página de configuração do app. Segundo comunicado divulgado em novembro, a logo deve aparecer na abertura da rede social nas próximas semanas.

Nova marca Facebook

No último mês, o Facebook lançou uma nova marca para seus produtos visando distinguir a empresa de seu principal serviço de rede social, de modo a deixar claro quais produtos possui. 

Para isso, são empregados cores diferentes, de acordo com o produto que representa. De todo modo, a rede social que leva o nome da empresa manterá a célebre marca azul. 

É uma forma de  demonstrar que seus serviços estão ligados e que fazem parte de um ecossistema.

“As pessoas devem saber quais empresas fabricam os produtos que usam. 

“Começamos a ser mais claros sobre os produtos e serviços que fazem parte do Facebook há anos, adicionando o endosso de uma empresa a produtos como Oculus, Workplace e Portal. 

E em junho começamos a incluir “do Facebook” em todos os nossos aplicativos” relatou o diretor global de marketing do Facebook, Antonio Lucio.

Alta nas buscas

A frase na abertura do Whatsapp causou confusão entre os usuários. Assim, as buscas no Google tiveram aumento repentino assim que o crédito passou a compor a entrada do aplicativo de mensagens instantâneas. 

A tradução da palavra “from” e “from Facebook” foi significativamente buscada na primeira semana de dezembro, segundo o Google Trends.


+ Tecnologia