Voe pelo Brasil totalmente de graça. Conheça o Correio Aéreo Nacional

Uma opção para quem busca viajar para outro estado e não tem condições de arcar com os custos

Postado em: em Viagem

Sabia que é possível viajar pelo Brasil sem gastar um real? O benefício é oferecido pelas Forças Aéreas Brasileiras (FAB) e pode ser utilizado por qualquer cidadão brasileiro residente no país. 

Os voos, que acontecem apenas em território nacional, não têm limite quanto a quantidade de uso. 

Conhecido como Correio Aéreo Nacional (CAN), o serviço é uma ótima opção para quem busca viajar para outro estado e não tem condições de arcar com os custos de uma viagem aérea convencional. 

Além do deslocamento, quem for contemplado pode ter a experiência de conhecer por dentro uma aeronave das Forças Aéreas.

Como funciona?

Pode parecer novidade, mas o serviço de fretamento aéreo de civis pela FAB existe há muito tempo, mas em razão da pouca divulgação, as atividades têm se mantido às escuras para o grande público. 

Os voos gratuitos acontecem em razão dos deslocamentos de oficiais para missões específicas em outros estados. 

O que ocorre então é que, em boa parte dos casos, o contingente de pessoas a bordo é baixo, o que dá espaço a mais pessoas de participarem das viagens. 

Sendo assim, o acréscimo de passageiros não-oficiais acaba não interferindo em gastos extras e de recursos públicos para o governo. 

Por isso, na grande maioria dos casos, há vagas disponíveis para viagens em todo o território nacional. E o melhor, sem custo algum. 

Saiba como participar

As Forças Aéreas Brasileiras exigem apenas dois requisitos fundamentais para participar: ser cidadão brasileiro e residir em território nacional. 

Fora isso, qualquer pessoa pode se inscrever no serviço de Correio Aéreo Nacional. 

As formas de participação incluem cadastro das informações pessoais, como nome, contatos e alguns documentos básicos nos postos do CAN. Confira a lista abaixo dos locais para a inscrição: 

  • Norte: Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus(AM) e Porto Velho(RO);
  • Nordeste: Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife(PE) e Salvador(BA);
  • Centro-Oeste: Brasília (DF) e Campo Grande (MS);
  • Sudeste: Pirassununga (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP);
  • Sul: Canoas (RS), Florianópolis (SC) e Santa Maria (RS).

Para agilizar sobre a documentação exigida, os interessados podem entrar em contato via telefone aos referidos postos da FAB de cada cidade. Os telefones podem ser encontrados no site oficial do órgão.

Feita a inscrição, resta apenas aguardar o envio dos destinos aéreos dos próximos voos. 

O prazo é de até 10 dias, contados a partir da data de cadastro ao CAN. Lembrando que os informes são feitos via e-mail. 

Neste caso, é importante que o usuário verifique também a aba de lixo eletrônico da caixa de entrada. 

Além de não haver limite de viagens, o Correio Aéreo Nacional também não exige um limite mínimo de bagagem ao passageiro contemplado. 

Porém, é sempre bom manter o bom senso, sobretudo quando o assunto são viagens de avião.


Artigos Relacionados