Você sente fome o tempo todo? Saiba o que há por trás desse comportamento

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de maio de 2018 às 22:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Há muitas razões pelas quais sentimos fome mesmo depois de comer, seja por estresse ou falta de sono

Você acabou de comer um jantar grande e nutritivo e sentou para assistir TV, mas ainda está com vontade de comer algo salgado ou doce. Deveríamos nos sentir saciados, mas essas vontades sempre saem ganhando, e aquela barra de chocolate desaparece.

Há muitas razões pelas quais sentimos fome mesmo depois de comer, seja estresse ou falta de sono. É importante tentar identificar as causas para continuarmos felizes e saudáveis.

Para entender os motivos pelos quais estamos sempre com fome ou sempre beliscando, bem como para encontrar estratégias para evitar a gula causada pelo estresse como explicou Libby Weaver, ou dra. Libby, bioquímica nutricional, autora de best-sellers e palestrante internacional.

Por que sentimos fome o tempo todo?

1. Você realmente precisa de comida

“A primeira razão é que você tem uma necessidade física de comida”, disse Weaver. “Uma das coisas que sinalizam a fome é quando os níveis de glucose do sangue começam a cair, então é claro que há uma razão física para a fome.”

Para distinguir se você está fisicamente com fome, procure estes sinais: se a fome surge aos poucos (a fome emocional tende a aparecer de uma vez), se o estômago está roncando, e se um copo d’água alivia a fome.

“Naquele momento, pergunte a você mesmo: ‘se estou de fato com fome, conseguiria comer mais uns legumes?’ Se a resposta for não, provavelmente você não está com fome.”

Solução: fazer refeições nutritivas regulares e pequenos lanches ao longo do dia, além de não pular o café da manhã.

“E coma gorduras saudáveis, que podem fazer uma diferença grande no que sentimos à noite”, diz Weaver.

2. Você está triste, entediado ou solitário

“Em segundo lugar vêm as várias razões emocionais para a fome”, afirma Weaver. “Se a pessoa quer algo doce quando não está realmente com fome, costumo usar a analogia de que ela quer algo doce na vida – alegria, algo com o que se empolgar”.

“Algumas pessoas continuam a comer depois do jantar, dizendo para si mesmas que ainda estão com fome, mas na verdade estão tentando anestesiar uma dor emocional.”

“Nunca é sobre a comida – é a maneira como nos distanciamos das coisas quando elas não são como queremos. É difícil perceber isso quando você tem vontade de comer um pacote de biscoitos.”

Solução: Fazer um diário com “o que eu realmente quero?”

Uma estratégia que Weaver recomenda é fazer um diário para entender por que você está sentindo essa fome emocional. Desenhe quatro colunas: título da primeira coluna “o que eu realmente quero?”, onde você vai escrever suas vontades. Por exemplo, biscoitos.

A segunda coluna é “o que você realmente, realmente quer?”. Seu cérebro pode dizer ‘biscoitos’, mas se você pressionar “pode perceber que você quer companhia, ou um abraço, ou um ‘obrigado’ por arrumar a cozinha toda noite pelos últimos 18 anos”.

“A terceira coluna é como você acha que essa vontade — seja o abraço, a companhia ou o agradecimento — faria você se sentir. Você pode se sentir apreciado, amado”, disse Weaver.

“Isso é o que você está procurando, mas a comida não vai proporcionar. A comida nunca pode te dizer que você é apreciado.”

A quarta coluna é “como eu sinto essa emoção de maneira não-prejudicial para minha saúde?”.

“Pode ser observando seus filhos dormindo. Ou ligando para uma amiga querida que realmente te entenda. Ou escrevendo no diário, fazendo exercícios, assistindo o pôr-do-sol, porque ele te lembra que tudo dá certo no final.”

3. Você está estressado

O estresse é outro grande vilão da fome constante.

“O que quero dizer com isso é a nossa produção de hormônio do estresse: adrenalina e cortisol”, disse Weaver. “A ciência sugere que os humanos estão no planeta há cerca de 150 000 anos, e durante todo esse tempo a adrenalina comunicou ao corpo que a nossa vida está em perigo.”

“Nos tempos modernos, geramos adrenalina quando consumimos cafeína e também com nossa percepção de pressão e urgência, e o corpo ainda não aprendeu a decifrar a diferença entre a adrenalina que geramos por causa de uma ameaça genuína à nossa vida e a adrenalina que geramos quando temos seis novos prazos de trabalho. Para o seu corpo, é tudo igual.”

Quando nossos corpos estão produzindo mais hormônios do estresse e temos níveis elevados de circulação de adrenalina, exigimos um “combustível” para garantir que seremos capazes de escapar do perigo que o corpo acredita ser iminente. E isso afeta a fome.

“Os únicos dois combustíveis para o corpo são glicose ou gordura — geralmente usamos uma combinação de ambos. Mas, quando você tem adrenalina, você precisa de um combustível que queime rapidamente”, disse Weaver. “O corpo receberá a mensagem para queimar a glicose — isto é, o açúcar. Por causa da resposta ao estresse, você tem vontade de doces, para repor as reservas que queimou ao longo do dia.”

Solução: Pratique respirar fundo e reduza o consumo de cafeína.

“Há uma parte do sistema nervoso movida por adrenalina — o sistema nervoso simpático, que é a resposta de luta ou fuga. Em vez de ativá-lo, queremos ativar o outro braço do sistema nervoso — o braço calmante, que é o sistema nervoso parassimpático”, explicou Weaver.

“A única técnica que a ciência sabe para alcançar este objetivo é prolongar nossas exalações. Faça uma prática focada na respiração quando você acorda — seja meditação, tai chi chuan, ioga, pilates ou respiração consciente.”

Outra alternativa é separar momentos diários para 20 respirações longas e lentas, como quando o carro está parado no semáforo, por exemplo.

“Tenha um ritual no dia-a-dia”, disse Weaver. “Também temos de ser honestos sobre a quantidade de cafeína que consumimos e realmente explorar nossa percepção de pressão e urgência.”

4. Sua comida não tem cor, variedade e sabor

Os seres humanos comem primeiro com os olhos, então, se você estiver acostumado a alimentos coloridos como hambúrgueres, batatas fritas e biscoitos, essa falta de cor e variedade (e, portanto, falta de santificação sensorial) pode ser o motivo pelo qual você está sentindo fome constante.

“Definitivamente há pessoas que continuam a sentir fome devido à falta de prazer sensorial. Se elas fizeram uma refeição insossa, continuarão a sentir fome porque seus sentidos não foram estimulados”, disse Weaver.

Solução: Coma com atenção e adicione várias cores, sabores e texturas às suas refeições.

“Essas pessoas obtêm bons resultados com alimentos realmente saborosos, muitas ervas e especiarias, e uma variedade de cores.”

5. Você não está dormindo o suficiente

“O sono tem impacto enorme em nosso apetite. Inicialmente, os pesquisadores achavam que a fome extra que as pessoas sentiam pela falta de sono estava relacionada à busca por energia, por causa do cansaço”, explicou Weaver.

“O que entendemos agora é que, quando as pessoas não dormem o suficiente, os dois principais hormônios que regulam a saciedade e o apetite (leptina e grelina) mudam. Se você não dormiu o bastante, é levado bioquimicamente a querer comer mais.”

Solução: Certifique-se de dormir oito horas por noite e de ter uma rotina para deitar e acordar.

6. Você criou hábitos

Outra razão pela qual podemos sentir fome constante, especialmente depois do jantar, são simplesmente os hábitos que formamos ao longo do tempo.

“As pessoas criam o hábito de jantar e depois comer sobremesa. Tente reconhecer quando um hábito já não ajuda sua saúde. Trata-se de tomar uma decisão”, disse Weaver.

Solução: Faça substituições ​​em sua dieta e coma mais gorduras saudáveis.

“Se você não consegue parar de comer sobremesa, seria sábio fazer sobremesas caseiras saudáveis e mantê-las prontas no congelador para a semana. Assim, a sobremesa depois do jantar será uma escolha nutritiva”, disse Weaver.


+ Comportamento