Você sabe por quê gatos não gostam de carinho na barriga? Leia e descubra

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de maio de 2020 às 16:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Felinos podem ficar agressivos, morder ou arranhar quando alguém faz carinho em sua barriga

Salvo algumas exceções, grande parte dos felinos não é de fã de festas na barriga, tornando-se muitas vezes agressivos e mordendo ou arranhando o humano que ousa ter esse comportamento.

Se é dono de um gato provavelmente já passou por esta situação: o animal espreguiça-se, exibe o ventre e deixa-o tocar a zona, e de repente dá-lhe uma bela arranhada!

Segundo o site Perito Animal, para conseguir se relacionar plenamente com o seu bichano é essencial que entenda a sua linguagem corporal – e perceber porque é que o bicho se posiciona de barriga para cima, quando na maioria das vezes não deseja ser tocado no abdômen.

Contrariamente ao que muitos donos creem, esta posição não é, explica o site, um ‘convite’ a carícias ou festas, mas sim uma postura que indica cordialidade, felicidade, conforto, bem-estar ou relaxamento. 

Ou seja, o seu gato está a tentar comunicar-lhe que se sente bem naquele momento e na sua companhia. Nada mais. 

A Perito Animal alerta ainda que o ventre destes felinos é uma das partes mais vulneráveis do seu pequeno corpo e que embora estejam domesticados há séculos, os gatos mantêm certos comportamentos próprios de animais selvagens. 

E como tal, são donos de um forte instinto de sobrevivência, estando sempre atentos a possíveis predadores que os queiram apanhar… por isso já sabe, barriga para o ar não é sinônimo de festas!