Violeiro Reinaldo Toledo conquista o 2º lugar no II Festival Viola & Patos

  • Entre linhas
  • Publicado em 2 de junho de 2016 às 10:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ele se destacou na Categoria Instrumental e no dia 2 de julho estará na fase estadual do Mapa Cultural

Reinaldo Toledo durante premiação no II Festival Patos & Viola, no final de maio (Foto: Reprodução)

​Não é de hoje que Franca vem se destacando no cenário cultural do Brasil. Mais uma prova disso é o compositor, professor de música e violeiro Reinaldo Toledo, que acaba de trazer para Franca mais uma vitória: ele ficou com o 2º lugar na Categoria Instrumental do II Festival Patos & Viola, que aconteceu no final de maio em Patos de Minas (MG).

A competição – que foi patrocinada pela Algar Telecom, com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais – aconteceu como parte da programação da Fenamilho 2016 – Festa Nacional do Milho, com o objetivo de valorizar a música raiz, sempre tão influente na festa. Este ano foram 176 inscrições de sete estados diferentes, mostrando o grande alcance e repercussão da ideia.

Os participantes apresentaram músicas inéditas e de autoria própria nas categorias Caipira, Sertanejo ou Instrumental de viola caipira e agora, concorrendo a uma premiação de R$ 30 mil e a inserção da canção selecionada no CD oficial do Festival.

Reinaldo Toledo gravou sua música “Estudo 10”, que é um pagode de viola instrumental, para o CD Patos & Viola, que será lançado daqui a 2 meses. Além do CD, será gravado também um DVD.

MAPA CULTURAL PAULISTA

Depois dessa conquista, o músico se prepara para participar no próximo dia 2 de julho, da fase estadual do Mapa Cultural Paulista, que acontece em São Paulo.

A expressão artística da Música Instrumental acontece no Auditório da FAPCOM, na Vila Mariana, em São Paulo. As apresentações contam apenas com instrumentos acústicos. A entrada é gratuita e as apresentações acontecem a partir das 19h.

O objetivo da expressão Música Instrumental é valorizar e estimular a expressão musical por instrumentistas e conjuntos instrumentais dos mais diversos estilos e gêneros do interior do Estado de São Paulo.

Desde o início da edição, quando foram abertas as fases regionais, houve participação de mais de 100 inscritos entre conjuntos, duplas e solos. Agora, a Mostra da Fase Estadual reúne em dois dias na capital do estado os 18 escolhidos para representarem suas regiões. Os selecionados também participam de uma gravação que fará parte de um CD que registra as músicas desta edição.

O Mapa Cultural Paulista acontece desde 1995 e configurou-se como um dos mais importantes projetos culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui projeto parecido, podendo tornar-se referência nacional. O Programa realiza o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores de cultura e de seus trabalhos no Estado de São Paulo. É uma oportunidade para os pequenos e médios municípios promoverem atividades culturais nas diversas modalidades concorrentes, como oferta de atividades culturais para todos.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Reinaldo Toledo soma várias conquistas ao longo dos últimos 22 anos, quando começou a se envolver com a música.

Em 2011, ele foi premiado como “Melhor Intérprete” no Iº Festival Nacional de Viola de Cruzeiro dos Peixotos, promovido pela Universidade Federal de Uberlândia e SESC/MG – Uberlândia em parceria com a TV Integração, em homenagem à lendária dupla Pena Branca e Xavantinho, que gravou inúmeros sucessos.

Além disso, também foi o nome escolhido para representar Franca na edição 2015/2016 do Mapa Cultural Paulista, na categoria solo. O violeiro superou as duas etapas classificatórias do programa – a municipal e a regional – e aguarda para seguir à fase estadual e circulação.

E, recentemente, Reinaldo “conquistou o 1º Lugar na Categoria Instrumental no Festival Minas com a Corda Toda – 2º Festival Viola Encena, realizado de 11 a 13 de dezembro de 2015 em Uberaba (MG). O Festival é uma realização da Prefeitura de Uberaba por meio da Fundação Cultural, em parceria com a TV Integração, com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais.

Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho do violeiro e professor de música, acesse o site: http://reinaldotoledo.wix.com/reinaldotoledo

Confira também uma das canções próprias de Reinaldo Toledo:


+ Cultura