Vigilância Sanitária de Franca intensifica ações de prevenção à dengue

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de agosto de 2018 às 20:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A partir deste mês, com a proximidade do período chuvoso e mais quente, trabalho será intensificado

As equipes municipais, responsáveis pelo controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e zika vírus em Franca, através da Vigilância Ambiental, mantêm um trabalho constante de integração com outras secretarias Municipais. 

A partir desse mês de agosto, com a proximidade do período chuvoso e aumento do calor, esse trabalho será intensificado e a população será chamada a continuar colaborando. 

Na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde mantém equipes específicas para o acompanhamento e controle desses agravos, e aqui também tem sido observado um padrão sazonal de incidência coincidente com o verão, devido a maior ocorrência de chuvas e aumento da temperatura. É mais comum nos núcleos urbanos, onde é maior a quantidade de criadouros naturais ou resultantes da ação do ser humano.

As equipes da Vigilância Ambiental intensificaram os serviços de controle de vetores em todas as regiões da cidade, com um programa específico de ações, desenvolvido pelos órgãos técnicos. Assim todos os passos determinados pelo programa nacional estão sendo cumpridos: visitas casa a casa, visitas de bloqueio de suspeitos, visitas com equipes especiais para trabalho em pontos estratégicos, cadastro de imóveis especiais, notificação de terrenos baldios e áreas em estado inadequado de limpeza.

Também estão sendo realizados os arrastões de limpeza em conjunto com a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, sempre no último sábado de cada mês. Aliado a isso continuam sendo concentrados os esforços nas ações educativas e de orientação, principalmente em instituições escolares, religiosas, hospitalares, centros comunitários, imobiliárias, se baseando, principalmente, no incentivo ao controle mecânico dos focos, já que sua maioria se encontra no espaço intradomiciliar, ou seja, em terrenos baldios.

Para situações pontuais de suspeitas de focos, as pessoas devem acionar a Vigilância no tel. 3711-9408, que serão enviadas equipes para vistoria e adoção das medidas cabíveis.


+ Saúde