Veterano de guerra obtém R$ 97 milhões para sistema de saúde pública

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de abril de 2020 às 18:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A última parte do percurso foi acompanhada por uma Guarda de Honra do Regimento de Yorkshire

Um veterano de 99 anos da Segunda Guerra Mundial arrecadou mais de 13 milhões de libras (15 milhões de dólares) para o sistema de saúde britânico, que enfrenta a pandemia de coronavírus, ao completar o objetivo que havia estabelecido e “conquistar” o coração da nação.

Tom Moore, um capitão que foi enviado em sua carreira militar para a Índia e que atualmente caminha com a ajuda de um andador, apresentou seu desafio.

Percorreria a pé 100 vezes os 25 metros de comprimento de seu jardim antes de completar 100 anos, no fim do mês.

“Incrível, me faltam palavras”, declarou Moore ao completar nesta quinta-feira seu percurso, no jardim de sua residência em Bedfordshire, sul da Inglaterra.

Inicialmente, o veterano quase centenário planejava arrecadar 1.000 libras para o Serviço Nacional de Saúde (NHS), onde já foi tratado por um quadril quebrado e por um câncer.

Mas seu esforço – uma incomum notícia agradável em um país afetado pela pandemia, que provocou mais de 13.000 mortes no Reino Unido – o transformou em uma estrela, além de foco da atenção.

“Obrigado a todos pelo maravilhoso apoio. Foi uma experiência memorável”, escreveu Moore no Twitter.

A última parte do percurso foi acompanhada por uma Guarda de Honra do Regimento de Yorkshire, e exibida ao vivo pela televisão britânica

Moore já havia elogiado o trabalho dos profissionais da saúde do país. 

“É algo maravilhoso, para nossos médicos e enfermeiras que estão na linha de frente”, afirmou, ao comentar a quantia arrecadada.

“Na guerra, havia soldados na linha de frente. Agora há médicos e enfermeiras de uniforme”, declarou Tom Moore ao canal ITV.


+ Cotidiano