Vestibular das Fatecs traz três novos cursos no 1º semestre de 2019

Em Franca, a Fatec oferece formação nas áreas de informática e gestão de pessoas e industrial

Postado em: em Educação

Quem pretende se candidatar no processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro semestre de 2019 tem até o dia 13 de novembro para se inscrever. Entre as novidades do Vestibular estão três novas graduações e uma nova unidade.

A futura Fatec será implantada em Matão, na Região Central do Estado, polo de desenvolvimento e fabricação de implementos e forte também na produção agrícola e alimentícia. 

Com o novo curso superior de Análise de Processos Agroindustriais, que oferece 40 vagas no período da noite, a instituição busca atender às demandas do arranjo produtivo local e causar impacto positivo no índice de empregabilidade dos jovens.

Em Franca, a Fatec oferece formação nas áreas de informática,no caso, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de Gestão de Recursos Humanos e Gestão da Produção Industrial.

“Vamos formar um profissional moderno, capaz de construir um banco de dados essencial para tomadas de decisão e que também domine conceitos de manufatura avançada e indústria 4.0”, afirma o coordenador de projetos da Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza (CPS), Henrique Barbosa.

Empregado notoriamente em países como Alemanha, Áustria e Suíça, o sistema dual de educação, um dos diferenciais da nova graduação, prevê intensa integração entre a teoria, aprendida em sala de aula, e a prática, desenvolvida dentro de empresas.

“Montamos um curso amplo, que abrange áreas como agroindústria, automação industrial, ciência de dados e gestão. Esse contato direto com o setor produtivo será fundamental para que os alunos desenvolvam conhecimentos e habilidades de acordo com a realidade do mercado que os espera depois de formados.”

Avanço no campo

Outro novo curso superior tecnológico é Produção Agropecuária, que começa na Fatec Presidente Prudente. Com base no domínio de conceitos de agronomia e zootecnia, aliado às tendências tecnológicas do setor, os tecnólogos serão capazes promover um desenvolvimento socioeconômico sustentável atuando em pequenas, médias e grandes propriedades.

“O agronegócio é um propulsor importante da economia nacional e ainda tem muito a oferecer”, diz Barbosa. “Por isso é importante formar um profissional capaz de promover o uso de práticas e tecnologias que favoreçam o avanço no campo.” A Fatec Presidente Prudente oferece 40 vagas no período da manhã para a nova graduação.

ABC e capital

Um mundo no qual o plástico está presente na fabricação de praticamente todos os produtos industrializados exige um profissional capaz de administrar e atuar em todo o ciclo de produção de produtos feitos do material, do projeto à chegada ao mercado de consumo.

Esse é o perfil do tecnólogo que o novo curso de Desenvolvimento de Produtos Plásticos vai formar. “O desafio do profissional é ganhar familiaridade com áreas muito distintas”, diz André Paschoal, também coordenador de projetos da Cesu. “Ele estuda desde os processos químicos necessários para a manufatura do plástico, até o desenvolvimento criativo de produtos e gerenciamento de pessoas.”

O novo curso será oferecido nas Fatecs Mauá, na Região do ABC (40 vagas, de manhã), e Zona Leste, na Capital (40 vagas, tarde/noite). Saiba mais sobre os 77 cursos das Fatecs no site do Centro Paula Souza.

Outras informações sobre o Vestibular para o primeiro semestre de 2019 estão disponíveis aqui.


Artigos Relacionados