Vereador da base, Ilton cobra mais transparência em prestações de contas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de abril de 2018 às 12:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O parlamentar afirma que quer ainda mais transparência no tocante à execução orçamentária

​O vereador Ilton Ferreira (DEM) apresentou, na Câmara Municipal de Franca, projeto de lei que visa a tornar de mais simples compreensão as prestações de contas do poder público municipal.

O parlamentar afirma que quer ainda mais transparência no tocante à execução orçamentária e o cumprimento das metas fiscais do município.

Caso se torne lei, o projeto tornará obrigatório, nas audiências públicas de prestação de contas, as Demonstrações Auxiliares dos Gastos (DAG), com linguagem menos técnica e mais objetiva.

“Os gastos devem ser apresentados e totalizados por Secretaria, sendo classificados em três grandes grupos, Investimentos, Despesas Gerais e Despesas Financeiras”, disse o vereador.

Entre as informações prestadas deverão constar o detalhamento dos valores em contas mais específicas; os valores totalizados, linha por linha; o peso percentual de cada um dos itens no total dos gastos do município.

O projeto prevê também que haja uma comparação dos gastos efetivos com o orçamento de cada item, explicando-se justificativas para eventuais diferenças.

“Aumentará a transparência dos números da Prefeitura Municipal de Franca e facilitará a fiscalização, dando valiosos subsídios de informações ao Poder Legislativo”, afirmou Ilton.


+ Política