Vendas nos supermercados fecham primeiro trimestre de 2019 em queda na região

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  • Publicado em 17 de maio de 2019 às 19:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:33
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Efeito calendário foi o grande responsável pela redução de 1,13% no Índice de Vendas dos Supermercados

O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela Associação Paulista de Supermercados), no conceito de mesmas lojas – que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses – registrou queda de 4,41% em março, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior.

Comparando o primeiro trimestre de 2019 com o mesmo período de 2018, a queda registrada é de 1,13%. Para o economista da APAS, Thiago Berka, o fator fundamental para este número é que a Páscoa e o Carnaval caíram em datas bem distantes de um ano para o outro, o chamado “efeito calendário”, o que atrapalhou a comparação no resultado das vendas.

“Com o desencontro de datas sazonais observadas em 2019 em relação a 2018, como o Carnaval – que foi em meados de fevereiro em 2018 e no começo de março em 2019 – e da Páscoa – em 1º de abril de 2018 e em 21 de abril de 2019 -, não podemos avaliar as vendas dos supermercados como ruins. É necessário aguardar o quadrimestre completo para que possamos observar o verdadeiro desempenho acumulado deste ano”, explicou o economista.

Berka ainda afirma que boa parte das compras ocorre geralmente uma semana antes das datas comemorativas. “Pelo fato de a Páscoa, por exemplo, ser no dia 21 de abril, os resultados só serão percebidos no final do mês. Além disso, como o fim do mês é uma época que o consumidor já gastou boa parte do salário, muitos deixam as compras para os últimos momentos visando conseguir algum desconto de última hora, e isso também tem impacto nas vendas”, analisou.

Fonte: APAS

*IPS: Índice de Inflação dos Supermercados APAS/FIPE

Desempenho por Região

Apesar das quedas nas vendas em todas as áreas avaliadas, a região da Grande São Paulo e o interior do estado tiveram desempenhos que podem ser considerados razoáveis, dado o desencontro das datas, grande vilão do IVS no primeiro trimestre e do mês de março de 2019.

Fonte: APAS

Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem aproximadamente 1.500 associados, que somam cerca de 4.000 lojas.


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