Veja processo de plantio de café semi-mecanizado no Sul de Minas Gerais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de março de 2017 às 10:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fazenda mescla o trabalho manual com máquinas adaptadas para agilizar o plantio

​Ainda no último dezembro, primeiro mês de plantio na maioria dos cafezais brasileiros, uma equipe do site Café Point esteve na Fazenda Santa Mônica acompanhando o processo de plantio semi-mecanizado de café é realizado no Sul de Minas. 

A lavoura fica em Machado (MG) e tem uma produtividade média de 50 sacas/hectare. Para esta safra os proprietários, Mônica e Arthur Moscofian, decidiram fazer o replantio de cerca de 70 mil cafeeiros. 

Hoje, a Fazenda utiliza uma mescla do trabalho manual com o auxílio de máquinas adaptadas para agilizar o plantio.

A equipe registrou em vídeo um pouco do processo:

As mudas de cerca de dois anos são plantadas por até dez trabalhadores e trabalhadoras, que são maioria na finalização do processo. O casal optou por arrancar os cerca de 60 mil pés de cafeeiro mais antigo, e com isso precisaram também retirar para depois reinstalar as mangueiras de irrigação no local, como explica Arthur:

Segundo o produtor, o custo  cai drasticamentecom o auxílio do maquinário. “Se antes precisaríamos de 30 pessoas, nesse sistema são cerca de 10 pessoas. Economia de mão de obra, e ganho em tempo”, conta Moscofian. “Na verdade nós paramos de voltar uma época. E voltamos agora e já em 2016 conseguimos com o vizinho essa plataforma e estamos dando preferência para plantar assim, que dá mais rapidez ao serviço”, explica.

Outra técnica utilizada na Fazenda é o gel que adicionado às covas de plantio, na medida certa, serve como uma reserva de água em períodos de estiagem e também como condicionador de solo. 

A tecnologia vem sendo pesquisada também na Universidade Federal de Lavras – Ufla, e é chamada de polímero hidroretentor.

Veja como é aplicado em campo:

​(Por Thaís Fernandes)


+ Agronegócios