Veja algumas dicas para tirar do papel e realizar as metas durante 2020

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de dezembro de 2019 às 12:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quase todos se impõem metas para o novo ano, mas poucos conseguem executar seus objetivos.

​Quase todo mundo faz uma lista do que deseja fazer no ano que começa:

1. Guardar dinheiro

2. Emagrecer

3. Fazer atividade física

4. Aprender uma língua

5. Aprender a dirigir

6. Comprar carro ou casa

7. Fazer uma viagem

8. Desenvolver uma habilidade nova

No fim do ano, porém, vem a decepção, bem pouca gente consegue realizar esses sonhos. Qual o segredo de quem faz?

A educadora financeira Shírley Freitas, da Consultoria Ponto C, ensinou algumas técnicas para tirar do papel e realizar todas as metas que desejar. 

Confira as dicas da educadora:

1.Faça uma lista 

O primeiro passo é bem conhecido: fazer uma lista por escrito, nada de só pensar no que quer.

“É importante que faça a lista e acompanhe sempre, não adianta escrever e sumir com o papel, ou não se lembrar das metas, porque elas não vão se realizar sozinhas”, diz.

2.Defina as metas

Uma coisa é sonhar, outra é estabelecer uma meta. “Quero emagrecer” é um desejo, mas quero emagrecer 12 quilos até dezembro, um quilo por mês, é uma meta definida com prazo.

“Quero poupar 10% da minha renda líquida (o que efetivamente recebe do salário, depois de todos os descontos)” é diferente de “quero poupar dinheiro”, que é algo indefinido

3.Elabore uma estratégia

Uma vez decidida qual é a meta, defina uma estratégia para atingi-la. Se quer estudar uma língua, vá atrás da escola ou do professor, faça a matrícula, descubra em quanto tempo pode se tornar fluente, que testes poderá fazer para verificar a fluência… 

Se o objetivo é fazer uma viagem, faça um orçamento de tudo o que irá gastar com a viagem, como passagem aérea, acomodação, alimentação, passeios e a partir daí defina como poderá juntar esse dinheiro e em quanto tempo.

4.Divida a meta maior em pequenas metas

Uma meta muito grande é difícil de atingir e pode desanimar. Se o objetivo for emagrecer 20 quilos, divida a meta em blocos de dois ou cinco quilos e comemore cada sucesso.

Economizar para comprar um carro pode demorar mais do que um ano, então a mesma meta pode se estender por um período maior sem que isso signifique fracasso, mas simplesmente o tempo necessário para sua realização. 

Ninguém decide aprender uma língua em janeiro e em fevereiro está falando. Tem que ter bom senso.

5.Seja persistente

Segundo a educadora, estudos mostram que um hábito demora 21 dias para se instalar, desde que se realize a ação todos os dias.

“Se a pessoa deseja parar de fumar ou deseja diminuir os doces, persista por 21 dias; se quer fazer exercícios, faça regularmente por 21 dias, até que se instale o hábito. “A partir daí fica automático”, diz.

6.Visualize o resultado

Uma dica para manter a motivação é criar o que a educadora chama de “Mural da Vida Extraordinária”. 

Funciona assim: em uma folha de cartolina represente com fotos tudo o que deseja: o carro ou a casa dos sonhos, o corpo que quer, o destino da viagem dos sonhos. Olhe para esse mural dia e noite. 

“É uma técnica muito bacana”, afirma. “Em um treinamento, uma aluna desenhou a casa que queria. Ela desenhou com todos os detalhes possíveis e depois guardou o caderno, esquecendo da história. Depois de um tempo ela pegou o caderno e se espantou com o que viu: ela estava morando na casa que havia desenhado.”

7.Faça reavaliações

De tempos em tempos, reavalie se a meta está sendo cumprida. Pode acontecer de haver uma mudança nos planos e ter de suspender a meta ou readequar, estendendo o prazo ou mudando as estratégias. 

8.Respeite o prazo de cada meta

Não é porque o ano acabou que você tem de planejar várias novas metas. Pode ser que uma meta demore anos para ser realizada, o importante é que esteja fazendo o que se planejou.

E se a meta for de fácil realização, crie outra para que tenha sempre a satisfação de se ver cumprindo seu objetivos.

9.Comemore suas conquistas

Vibre com todas as conquistas, mesmo que seja o cumprimento das metas parciais. Avalie também o que você realizou além do que se propôs. 

“Costumamos ser muito críticos conosco, esquecendo de valorizar aquilo que fazemos de bom”, diz. 

Comemore cada vitória.


+ Comportamento