Unicamp tem quase 73 mil candidatos inscritos no vestibular 2020

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de setembro de 2019 às 12:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Curso de Medicina da Unicamp tem 325 candidatos concorrendo por cada uma das vagas na Universidade

No dia 17 de novembro, 72.859 candidatos farão a primeira fase do vestibular da Unicamp, concorrendo a 2.570 vagas, em 69 cursos de graduação. 

A quantidade de inscritos caiu em relação ao ano passado, quando 76.312 pessoas se inscreveram.

Os números foram divulgados na quarta (18) pela universidade, que também levantou a relação candidato por vaga de cada uma das carreiras e disponibilizou em uma lista no site da Comvest.

Do total de inscritos, 30,9% são egressos da rede pública de ensino, porcentagem maior do que a registrada na edição de 2019. 

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, afirmou em nota no site da comissão que esse aumento é “fruto de uma ação contínua de visitas às escolas e também da maior conscientização desses estudantes de que é possível ingressar em uma universidade de referência”. 

Já em relação aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos, o número de inscritos caiu ligeiramente — de 21,8% para 21,3% neste ano.

Como de costume, o curso mais concorrido desta edição é Medicina, com 325 candidatos para cada vaga, bem mais que o segundo colocado, o curso de Arquitetura e Urbanismo (87 c/v). 

Ciências Biológicas no período Integral, Midialogia e o curso noturno de Ciência da Computação aparecem em seguida. Farmácia, História e Engenharia da Computação também estão entre os mais concorridos.

Apesar do número de inscrições menor que o da última edição, o diretor da Comvest acredita que os mais de 73 mil participantes deste ano evidenciam a força da universidade mesmo em um contexto de crise e ataques contínuos às universidades públicas.


+ Educação