Única superlua de 2017 poderá ser vista nesse domingo, 03/12

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de dezembro de 2017 às 12:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A noite desse domingo traz o astro 14% maior e 30% mais brilhante que o normal como atrativo

Esse domingo, 03 de dezembro, terá um atrativo maior e diferene de todos os outros de 2017. O céu será iluminado pela única superlua do ano, momento em que o astro aparece até 14% maior e 30% mais brilhante do que é normalmente visto.

O fenômeno ocorre toda a vez que uma lua cheia coincide com a aproximação do astro com a Terra, não é algo raro e acontece ao menos uma vez a cada ano. Em 2016 e mesmo espetáculo aconteceu por três vezes, o que é bam mais rato.

Segundo a Nasa, esse ano, a lua ficará cheia por volta das 13h47 (horário de Brasília) deste domingo, 03/12, mas o auge acontecerá às 06h45 da segunda-feira, 04/12, quando estará a 357.492 kms da Terra.

A visibilidade poderá variar muito de acordo com o clima da região, já que com o tempo nublado a visão poderá ser muito prejudicada. O ideal é que se procure por lugares mais distantes da iluminação das cidades para uma melhor observação do espetáculo natural. O uso de binóculos e câmeras especiais também podem incrementar a observação, sendo possível visualizar até mesmo as crateras da Lua.

Fotógrafos profissionais recomendam o uso de equipementos profissionais para registrar a superlua, porém se o único recurso à mão for a câmera do smartphone, também será possível fazer fotos de qualidade. A recomendação é utilizar todo o zoom da câmera, bem como a máxima resolução permitida.