Unesp firma parceria com Universidade de Antofagasta, do Chile

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de fevereiro de 2019 às 19:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa envolve projetos de pesquisa e eventos com o tema Educação em Direitos Humanos

O ​Observatório de Educação em Direitos Humanos (OEDH) da Unesp e o Núcleo Interdisciplinario de Derechos Humanos e Cidadanía da Universidade de Antofogasta (UA), do Chile, vêm desenvolvendo atividades no intuito de ampliar a presença da cultura de respeito aos direitos humanos na formação de seus universitários. Ambos fazem parte da diretoria da RedLaCEDH (Rede Latino-americana e Caribenha de Educação em Direitos Humanos).

As ações estão inseridas no acordo de cooperação entre a Unesp a Universidade de Antofagasta (UA), do Chile, firmado em 2014.

A partir de duas visitas de estudos (realizadas em 2018 e 2019) no OEDH (câmpus de Bauru), a professora Victoria Flores Roa, da UA, e os professores Clodoaldo Meneguello Cardoso e Ari Fernando Maia, do OEDH-Unesp, vêm preparando encontros e projeto de pesquisa a serem realizados nas duas universidades, fortalecendo assim os propósitos da RedLaCEDH.

Um dos eventos foi Seminário Nacional: Educar em Direitos Humanos na Universidade, organizado pelo OEDH, na Reitoria da Unesp, em julho de 2018, que contou presença de representante da UA-Antofagasta. Do evento produziu-se o documento: “Recomendações às Universidades para efetivação da Educação em Direitos Humanos”, divulgado em muitas universidades brasileiras e em diversos outros países da América Latina e Caribe.

Agora em fevereiro, estes professores preparam projeto de pesquisa sobre a “compreensão dos conceitos de democracia e de direitos humanos” a ser investigada em estudantes da Unesp e da UA-Antofagasta no 2º semestre de 2019. A pesquisa, com duração de dois anos, proporcionará estudos comparativos e oferecerá dados e propostas para o desenvolvimento de atividades de educação em direitos humanos nas duas universidades.

As análises parciais dos dados coletados serão apresentadas no VIII Colóquio Latinoamericano y Caribeño de Educación em Derechos Humanos: “Educación en Derechos Humanos y Democracia en América Latina y el Caribe” a ser realizado de 23 a 25 de outubro de 2019, em Antofagasta, no Chile. O evento é uma realização da UA, da RedLaCEDH e tem a Unesp como universidade coorganizadora, por meio do OEDH.


+ Educação