Unesp é apontada como a segunda universidade do país em ranking espanhol

  • Entre linhas
  • Publicado em 17 de julho de 2019 às 17:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:40
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Universidade somou 1.051.336 citações, ocupando a posição 197 no mundo, entre 5 mil instituições

​A Unesp foi ranqueada como a segunda universidade brasileira com o maior número de citações de acordo com levantamento publicado em Julho pelo Transparent Ranking, lista elaborada pelo Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC), um dos principais centros de pesquisa da Espanha.

A Universidade somou 1.051.336 citações, ocupando a posição 197 no mundo, entre aproximadamente 5 mil instituições contempladas no levantamento. A USP foi a primeira colocada do país, ocupando a 78ª posição, com 1.931.960 citações. Terceira colocada do Brasil no ranking, a Unicamp ocupa a 205ª posição com 1.033.398 citações.

A lista completa de universidades, bem como a metodologia aplicada na hierarquização das instituições, pode ser vista no link a seguir: http://www.webometrics.info/en/transparent.

Este ranking experimental é baseado em cinco mil perfis institucionais (de universidades) e um milhão de perfis individuais (de pesquisadores) cadastrados no Google Scholar Citations. A lista é calculada contando o número de citações para os nove pesquisadores mais citados em cada universidade depois que o primeiro pesquisador classificado é excluído.

O Google Acadêmico é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados. A ferramenta serve também como um banco de dados gratuito que é especialmente útil para fins bibliométricos, pois fornece o número (e lista todos eles) das citações recebidas pelos pesquisadores e instituições.

O tamanho desta base de dados atualmente é de mais de 200 milhões de documentos (muitos deles com links para versões de texto completo disponíveis abertamente). Isso é quase três vezes a cobertura atual dos concorrentes pagos como WoS/Clarivate ou Scopus/Elsevier.

Harvard University, Stanford University e University of California Berkeley ocupam as três primeiras posições do ranking.


+ Educação