Unesp é a quarta melhor universidade do Brasil, aponta ranking internacional

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de novembro de 2018 às 18:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Classificação internacional CWUR listou 20 instituições do país entre as melhores do mundo

O Center for World University Rankings (CWUR), atualmente sediado nos Emirados Árabes Unidos, publicou recentemente sua avaliação acerca das mil melhores universidades do mundo e listou a Unesp como a quarta melhor instituição de ensino superior do Brasil, em um conjunto restrito de 20 universidades brasileiras que figuram entre as mil do ranking CWUR. A Unesp, listada na 372ª posição no geral, ficou atrás apenas da USP (77ª no mundo), UFRJ (298ª) e Unicamp (360ª).

Nos quesitos específicos, destaca-se o fato de a Unesp ocupar a posição 128 em termos de produção científica. A quarta posição nacional ocupada pela Universidade está refletida na qualidade das publicações que veiculam essa produção acadêmica. Em termos de produção científica global, por exemplo, a Unesp fica na segunda posição nacional –apenas atrás da Universidade de São Paulo.

O ranking CWUR, criado em 2012, iniciou suas atividades avaliando as cem melhores universidades do mundo e, a partir de 2014, publica resultados de um conjunto das mil melhores universidades em um universo de 1.800 instituições de ensino superior.

A avaliação do CWUR pauta-se em sete quesitos: a) qualidade de ensino (15% da nota), que é medida pela proporção entre ex-alunos laureados com prêmios internacionais e o corpo discente atual; b) empregabilidade dos ex-alunos (15%), segundo a proporção entre ex-alunos em postos executivos em empresas de destaque e o número atual de alunos; c) qualidade do corpo docente (15%), feita da proporção entre professores laureados com prêmios internacionais e o corpo docente atual; d) número de pesquisas divulgadas (15% da nota), retirado a partir da produção científica publicada e divulgada; e) qualidade das publicações (15% da nota), mensurada pelo volume de pesquisas publicadas nas revistas de quartis superiores; f) influência (15%), conceituada a partir de publicações em revistas de forte influência e g) citações recebidas pelas publicações (10%).

Em termos de classificação mundial das universidades brasileiras, observa-se a existência de três grupos: a USP em um primeiro grupo, entre as cem melhores; a UFRJ, a Unicamp, a Unesp, a UFRGS, a UFMG e a Unifesp em um segundo grupo, entre as posições 298 e 442 na lista e com escores bastante próximos; e um terceiro grupo, com as demais universidades a partir da 659ª colocação.

As Melhores do Brasil (entre as 500 melhores do mundo)
USP (77ª no mundo)
UFRJ (298ª)
Unicamp (360ª)
Unesp (372ª)
UFRGS (398ª)
UFMG (406ª)
Unifesp (442ª)


+ Educação