Uma mulher é estuprada a cada sete dias em Franca. Casos já são 21 neste ano

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de junho de 2016 às 13:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Números representam metade dos casos registrados na Grande SP e mais da metade do Estado

​Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP mostram que neste ano, 21 mulheres já foram vítimas de estupro, com a assustadora média de quatro casos ao mês, portanto, um crime do gênero a cada semana.

No mês de maio, três francanas foram vítimas de estupro, somando-se aos demais casos do ano: 02 em janeiro, 04 em fevereiro, 06 em março, 06 em abril.

Embora ainda em índice assustador, nos primeiros cinco meses deste ano os casos de estupro em Franca sofreram pequena redução em relação ao ano passado, quando de janeiro a maio haviam sido registrados seis casos a mais.

Em 2015 foram 07 casos em janeiro, 03 em fevereiro, 03 em março, 06 em abril e 04 em maio. O total do ano de 2015 atingiu a marca de 58 estupros de mulheres francanas.

Por enquanto, nos últimos três anos o ano mais violento nesta tipologia foi 2014, com 61 estupros registrados em 12 meses. Foram 06 estupros em janeiro, 03 em fevereiro, 04 em março, 08 em abril e 06 em maio.

Franca peca por não ter políticas públicas de atendimento às mulheres sob ameaça – inclusive dentro do próprio lar – ou que estão sob risco – pelo próprio ambiente em que vivem – se de tornarem vítimas de estupro.

Com isso, o que se observa é que a cidade apenas trabalha na investigação e tentativa de levar os autores desde hediondo crime ás barras dos tribunais, o que se deve ao esforço específico da equipe da Delegacia de Defesa da Mulher – DDM. Mas isto só não basta…

No Estado

O Estado de SP registrou 24 casos de estupro durante o mês de maio. Os casos são divididos por regiões: Capital, Grande SP e Interior. Dos 13 casos do Interior, três foram em Franca.

Percebe-se a dimensão da gravidade da situação em Franca quando se tem nas estatísticas, 645 municípios paulistas.

Os números de Franca em maio representam metade dos casos registrados na Grande SP e mais da metade do índice registrado em toda a Capital que tem quase 12 milhões de habitantes.

Veja os índices de estupros consumados em maio:

 

 

 

 

ESTUPRO

INTERIOR

GRANDE SP

CAPITAL

05

06

13

TOTAL

24 CONSUMADOS

 


+ Segurança