Uma em cada três operações bancárias é feita pelo celular no Brasil

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de maio de 2018 às 01:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aplicativos de bancos são os mais buscados para checar saldo, mas não para movimentação financeira

Uma a cada três transações
bancárias passou a ser feita pelo celular no Brasil em 2017, apontou uma
pesquisa divulgada na última quinta-feira, 03 de maio, pela Federação
Brasileira dos Bancos (Febraban).

A maioria dessas interações
dos clientes com o aplicativo, no entanto, era para consultar saldo, já que as
operações que envolviam movimentação financeira cresceram mas ainda representam
7% do total.

O mobile banking, o canal dos bancos oferecido por meio
de aplicativos para celular e tablets, se tornou responsável por 35% das 71,8
bilhões de transações feitas no ano passado.

Em 2016, os aplicativos se tornaram o principal meio de
contatos das instituições financeiras com seus clientes. Na edição deste ano do
relatório, a Febraban revisou os números e reduziu a vantagem do mobile banking
sobre os demais canais no ano retrasado – era de 34% e foi corrigido para 27%.

As transações feitas pelo internet banking subiram 2%,
para 15,8 bilhões, em 2017. Somados, Os dois canais foram os únicos que
passaram a fazer mais operações de um ano para outro e, somados, respondem por
58% de todas as interações de clientes. 

Movimentação financeira

Apesar de serem os mais buscados por clientes, os aplicativos
e sites dos bancos são deixados de lado quando o objetivo é fazer transações
que envolvam movimentação de dinheiro. Respondem apenas por 21% desse tipo de
operação.

Nesse quesito, o internet
banking é mais relevante do que o mobile banking, já que 22,7% de suas
operações envolviam algum tipo de movimentação financeira. Nos aplicativos,
esse item respondeu por apenas 7%.

Enquanto
isso, as operações envolvendo dinheiro responderam por:

– 100% nos
pontos de venda no comércio;

– 92% nos
correspondentes no país;

– 51% nas
agências bancárias;

– 44% nos
caixas eletrônicos.

A operação mais realizada no
celular pelos clientes de bancos é a consulta de saldo, que respondeu por 73,4%
do total, seguida pelo pagamento de contas, que correspondeu a 34,7% do total.

Apesar
de ficar atrás de caixas eletrônicos e agências bancárias quando o assunto é
transação financeiro, os aplicativos e sites dos bancos lideram em algumas
categorias específicas desse tipo de operação, como pagamento de contas e
transferências.

A pesquisa da Febraban foi feita em parceria com a Deloitte e contou com a participação de 24 bancos, que representam 91% dessa indústria no Brasil.


+ Serviços