Tribunal de Contas lança Índice de Efetividade da Gestão Estadual

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 03:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Elaborada por especialistas, metodologia foi apresentada a representantes do governo e entidades

A fim de medir a eficiência da administração do governo paulista, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo lançou o Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEG-E). A metodologia de cálculo do IEG-E foi apresentada aos representantes do governo e das entidades da sociedade civil na tarde desta segunda-feira, 04 de dezembro.

O indicador, composto por 342 quesitos de cinco diferentes áreas de atuação pública – Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal e Segurança – foi elaborado por uma equipe de técnicos e especialistas do Tribunal de Contas, representantes da sociedade civil, do governo e de universidades como a USP e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o governador Geraldo Alckmin, a metodologia representa uma profunda mudança cultural já que não existe a cultura de avaliação permanente de resultados. Com isso será possível enxergar realmente os resultados da gestão, não só como o dinheiro foi aplicado, mas o custo-benefício para a vida das pessoas, concluiu e ainda afirmou que  só cidadãos bem informados podem exercer o controle social indispensável para o bom funcionamento dos governos e das instituições.


+ Desenvolvimento