Tremor de terra em Cristais Paulista é registrado por uma câmera de segurança

  • Entre linhas
  • Publicado em 22 de maio de 2019 às 10:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reflexos do terremoto com epicentro em Delfinópolis (MG) também foram sentidos em Franca e Pedregulho

O momento do tremor ocorrido na tarde da última segunda-feira, 21, tendo como epicentro Delfinópolis (MG), foi registrado por uma câmera de segurança em Cristais Paulista (SP).

O vídeo feito por uma câmera na casa do técnico em eletrônica Luiz Fernandes mostra quando a imagem começa a tremer. O relógio marca 17h38, mas está adiantado em uma hora. O movimento dura cerca de seis segundos até que o equipamento volta a estabilizar. O técnico em eletrônica vai em direção à porta da sala, enquanto os cachorros o seguem.

“Eu ouvi um barulho e pensei que tinha alguém abrindo o portão. O portão não abriu, os cachorros assustaram e a minha esposa gritou, perguntando o que estava acontecendo porque a casa estava caindo”, disse o morador, que só soube do terremoto quando o filho chegou em casa e comentou sobre o assunto.

Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), os reflexos desse tremor foram sentidos nas cidades vizinhas em um raio de 100 quilômetros. Em Minas Gerais, houve reflexos em Passos e em São Sebastião do Paraíso. Moradores de Franca, Rifaina, Pedregulho e até de Ribeirão Preto, distante 185 quilômetros de Delfinópolis, sentiram a movimentação. O tremor alcançou uma magnitude de 3,9 na escala Richter.

Segundo o professor George Sand, da UnB, o tremor pode estar relacionado a uma acomodação de falha geológica, mas não há motivo para preocupação.

“A região já tem algumas atividades sísmicas anteriores em magnitude muito pequena que a população não sente. Essa é a maior magnitude que a população sentiu em um raio de 60 a 70 quilômetros. É um tremor de fonte natural de magnitude considerável, mas que não causa nenhum dano na região”, explica.

Veja o vídeo:


+ Cotidiano