TREINAR POTÊNCIA É NECESSÁRIO?

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de outubro de 2017 às 10:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Ao longo da trajetória desta coluna, já citei a importância de treinar as capacidades aeróbias, a força e a flexibilidade. Hoje vou falar sobre um tipo de força: a força explosiva, também conhecida como potência muscular.

Sim, se você não sabia, a potência é um tipo de força caracterizada pelo uso da velocidade para gerar força, ou seja, é a habilidade de movimentar o corpo e/ou um objeto no menor tempo possível.

Qualquer movimento que fazemos pode ser feito com potência, desde que seja incluída uma alta sobrecarga e uma velocidade para vencer esta mesma sobrecarga. Alguns estudiosos dizem que a potência é a força em velocidade. Quanto maior for a aceleração do movimento, maior será a potência gerada.

A potência muscular é muito importante para a realização de gestos esportivos, como arremessos, lançamentos, saltos e etc. Além disso, a potência é muito importante para os idosos que apresentem lentificação de movimentos. E ainda, quem faz concurso público já precisou da potência, pois em muitos testes físicos são exigidos exercícios desta valência física.

Como falei que a potência é a força em velocidade, podemos concluir que para melhorar a potência temos que melhorar estas duas valências: força e velocidade. E como fazemos isso? Através da coordenação motora!!

Através da coordenação intermuscular (entre os músculos) e intramuscular (entre as fibras musculares) melhoramos nossa capacidade de gerar força, e tudo isso passa pela mobilidade dos processos nervosos, ou seja, o cérebro também “aprende” a comandar os músculos da melhor maneira possível. Com isso, temos todas as condições de imprimir velocidade sem perder a técnica de determinado movimento, melhorando a potência.

Para o treino de potência, é necessário um sólido trabalho de base, uma preparação anterior que envolve o desenvolvimento de força, de resistência e de coordenação. Somente após este período é que trabalhamos para desenvolver potência. O treino específico de potência envolve exercícios de explosão (corrida com paraquedas, por exemplo), exercícios pliométricos (envolvem rápidos ciclos de alongamento e encurtamento dos músculos, como agachamentos com saltos, por exemplo) e técnicas de LPO (levantamento de peso olímpico).

As recomendações básicas para o treino de potência são:
⦁ até 12 repetições com velocidade máxima de execução;
⦁ carga moderada a alta, entre 75 e 90% de 1RM (repetição máxima);
⦁ entre 3 e 5 séries por grupamento muscular;
⦁ intervalo entre as séries de 3 a 5 minutos;
⦁ intervalo entre os treinos de 48 a 96 horas.

Se você tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato:
E-MAIL: [email protected]
YOUTUBE: canal Deivid Costa
FACEBOOK: fan page Prof. Deivid Costa
INSTAGRAM: @deividgcosta
TWITTER: @profdeivid

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes