TRE confirma que voto em branco para apenas um cargo não anula a votação

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de outubro de 2018 às 10:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Boato tomou conta das redes sociais nos último dias e deixou muitos eleitores de Franca confusos

Tem circulado no WhatsApp, nos últimos dias, em Franca, a notícia de que, se o eleitor votar em branco em um cargo e escolher candidato para os demais cargos, seu voto é anulado. Pois é mais uma fake News que consegue, no máximo, confundir o eleitor.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo reafirmou que a notícia é falsa. Explica o TRE que se, por exemplo, o eleitor votar apenas para presidente e optar pelo voto em branco para os demais cargos, sua vontade é respeitada e que não existe o que vem sendo chamado de “voto parcial”. O texto, amplamente compartilhado no aplicativo WhatsApp em Franca esta semana, configura mais um caso de fake news.

O autor da mensagem sugere ser um mesário que recebeu a orientação durante treinamento. Inclusive afirma que questionou “a instrutora” no momento, e que a informação foi repetida. A Justiça Eleitoral esclarece que, em nenhum momento, transmitiu essa orientação.

Em nossa legislação, não existe voto parcial. Mesmo o eleitor que vota para um ou mais candidatos e abandona a cabine de votação terá preservados os votos já efetuados, anulando-se apenas os seguintes. No caso dos votos brancos ou nulos, eles em nada interferem nos votos válidos do eleitor. Cada voto, portanto, é sempre autônomo em relação aos demais.

Fake news 

Além de muitas vezes desinformar e confundir o eleitor, as fake news têm sido utilizadas com fins eleitorais, de modo a privilegiar ou prejudicar uma ou mais candidaturas. A melhor forma de evitar a propagação desses boatos é checar a fonte antes de compartilhar mensagens em redes sociais. Mensagens com notícias sem fonte, suspeitas, alarmantes e/ou com erros gramaticais são quase sempre mentirosas.


+ Política