TRE audita urnas eletrônicas preparadas para o 2º turno das eleições de domingo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de outubro de 2018 às 19:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A cerimônia de sorteio das urnas a serem auditadas acontece no sábado (27), véspera das eleições

O​ Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizará a auditoria de 15 urnas eletrônicas no segundo turno das eleições gerais, assim como ocorreu no primeiro turno. O sorteio das urnas acontecerá no sábado, dia 27, véspera das eleições, e é aberta a fiscais de partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ao Ministério Público e a todos os cidadãos interessados.

Na ocasião, serão sorteadas cinco urnas a serem auditadas no dia das eleições (28), sob condições normais de uso. O objetivo dessa auditoria é atestar a lisura no processo de captação e totalização dos votos. As urnas são escolhidas de forma aleatória entre aquelas instaladas nas seções eleitorais de todo o Estado de São Paulo, sendo uma da capital e quatro do interior.

Após o sorteio, cédulas de papel serão preenchidas pelos partidos políticos e por jovens convidados e, então, depositadas em urnas de lona. No domingo, os votos serão digitadas nas urnas e em computadores e, ao fim do procedimento, os resultados entre a votação manual e a eletrônica deverão ser iguais.

Já as outras dez urnas sorteadas no evento serão auditadas no domingo (28), antes do início da votação, nas seções eleitorais definidas pelo sorteio. Esse procedimento visa legitimar a integridade dos sistemas instalados nas máquinas.


+ Política