Tradutor instantâneo e TV ajustável são novidades em feira tecnológica

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de janeiro de 2019 às 19:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:18
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As novidades tecnológicas do ano foram apresentadas na CES, principal feira de eletrônicos do mundo

Um tradutor
instantâneo de voz, um celular dobrável, TVs com altura “ajustável” e
novos óculos com realidade aumentada. As grandes novidades tecnológicas do ano
(e, talvez, do futuro próximo) foram apresentadas nesta semana na CES,
principal feira de eletrônicos do mundo, realizada nos Estados Unidos.

O evento reuniu
as principais marcas para apresentar novos produtos, que podem ou não virar
grandes sucessos em lojas de todo o mundo.

O conglomerado Google ganhou destaque com um tradutor
instantâneo de conversas em distintos idiomas. Diferentemente do já fornecido
Google Translator, no qual era possível obter falas e textos nem dezenas de
línguas desejadas, o recurso possibilitará conversas em tempo real entre
pessoas falando idiomas que não compreendem.

Intérprete

A funcionalidade será incluída no assistente do Google,
instalado no aplicativo Google Home, que coordena diversas aplicações de
conectividade com atividades domésticas, como assistir TV (o Google
Chromecast) ou realizar operações em eletrodomésticos (como ligar, desligar ou
regular intensidade e outros parâmetros).

O “intérprete” em tempo real também será implantado
nos dispositivos inteligentes do grupo, como o “Relógio Inteligente” (Smart
Clock), um equipamento com tela com funcionalidades mais simples de computador
e que disponibiliza diversos tipos de informações.

O tradutor faz parte da complexificação dos assistentes virtuais
do Google. O grupo trava feroz competição neste mercado com a Amazon, que
lidera mundialmente com seu assistente Alexa. Na CES, o Google anunciou também
que incluirá seu assistente no Google Maps, como forma de “auxiliar” os
usuários do aplicativo.

Com isso, pode
também entrar em dispositivos de marcas com outros assistentes, como os
smartphones e computadores Apple (carregados com o assistente Siri).

Celulares “dobráveis”

Um modelo de celular “dobrável” chamou a atenção na feira. A
empresa chinesa Royole apresentou um “híbrido” de smartphone e tablet com essa flexibilidade na sua tela, o Royole
Flexpai. Em sua forma “aberta”, ele torna-se um tablet. Em sua forma “dobrada”, ele assume a estrutura
de um celular com duas telas, uma na frente e outra no verso.

A inovação foi celebrada por participantes da feira e veículos
especializados em tecnologia como o primeiro smartphone dobrável do mundo. Essa propriedade técnica
de aparelhos celulares já havia sido pensada e projetada em anos anteriores,
mas foi a primeira vez que uma empresa, desconhecida, conseguiu apresentar um
modelo.

TVs “ajustáveis” e inteligentes

A LG lançou uma televisão de 65 polegadas (OLED TVR) “ajustável”.
Como uma “cortina ao contrário”, sua tela sai de uma base e pode ser manejada
para ter diferentes alturas, assumindo diferentes formas. Quando não
está em uso, pode ser “recolhida” para não ficar visível ou exposta. Além
disso, o aparelho traz altíssima resolução em 8K.

Na disputa do mercado de TVs, o tamanho segue sendo um
diferencial competitivo desejado. A LG lançou também uma TV de 88 polegadas. A
Samsung apresentou um aparelho de 219 polegadas, denominado para efeitos de
marketing da empresa como o modelo “O muro” (The Wall). Pelas dimensões,
apresenta uma espécie de parede de um cômodo de uma residência, com tecnologia
microled e definição 8k, adaptada pelo equipamento mesmo que o conteúdo
original seja em definição menor.

Outra fronteira da concorrência no mercado de TVs é a inclusão
de agregadores de conteúdos. Os modelos da Samsung passarão a incorporar a loja
de conteúdos audiovisuais da Apple, a Apple Play. Mas também serão compatíveis
com assistentes, como Alexa, da Amazon, e Google Home.

A própria Samsung
entrou no mercado dos sistemas inteligentes domésticos com o Family Hub,
que conecta dispositivos inteligentes, e até mesmo com um repositório de
conteúdos de gestão coletiva, que chamou de “Tela familiar” (Family Board), uma
espécie de “quadro de avisos” bastante sofisticado que pode disponibilizar
fotos em qualquer eletrodoméstico com telas.

Realidade aumentada

Outra inovação exposta na CES foi um óculos com realidade
aumentada da empresa chinesa Nreal. Essa tecnologia é uma das professadas
tendências dos próximos anos, ao permitir a inclusão de elementos gráficos em
3D na realidade percebida.

Mas para fazer isso,
os dispositivos de visão são um desafio central. É este obstáculo que a firma
chinesa visa ultrapassar, colocando no mercado um produto que permita o uso
dessas funcionalidades.

Os óculos projetam imagens de resolução de 1080p e pesa pouco. O
objetivo dos fabricantes (e de outros, como Google com seu Google Glass e
Microsoft com Hololens) é que os óculos sejam uma espécie de “tela definitiva”,
substituindo computadores, notebook e TVs.

Hambúrguer “impossível”

Mas não são só produtos eletrônicos apresentados na feira. A
empresa “Comidas Impossíveis” (Impossible Foods) mostrou seu sanduíche feito
sem carne, em uma substância que simula esse alimento criada em
laboratório. Profissionais de imprensa da mídia especializada que provaram o
hambúrguer reportaram que o substituto tem gosto muito semelhante ao da carne.

O recheio é feito a base de proteína de soja, gordura, temperos
e algumas substâncias. Estas, elaboradas a partir de plantas, são substâncias
que replicam o sabor da carne frita ou grelhada, utilizada em sanduíches deste
tipo. A empresa, do Vale do Silício, nos Estados Unidos, lançou seus
hambúrgueres em outros locais, como Cingapura.


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