Título de eleitor online já está disponível para eleitor via aplicativos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de maio de 2018 às 17:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com o TSE, o eleitor poderá utilizar o e-Título para votar, desde que seja a versão com foto

Neste ano, os eleitores votam para Presidente da República, governador, deputado estadual e federal, e também para senador. Além da questão de em quem votar, muitos eleitores têm a famosa dúvida: “Onde está meu título”? Para facilitar e dar mais agilidade no processo eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o aplicativo e-Título.

Segundo o TSE, o e-Título é um app por meio do qual o eleitor pode fazer o download da versão digital do título. Além de informações básicas como zona e seção eleitoral , ele traz o endereço do local de votação, informações sobre quitação eleitoral e a data do cadastramento biométrico.

Com o app, várias dúvidas surgiram e a coluna vai esclarecer algumas delas.

Na hora da votação, como fazer sendo que é proibido uso do celular?

De acordo com o TSE, o eleitor poderá utilizar o e-Título para votar, desde que seja a versão com foto. Na cabina de votação continua sendo proibido levar telefone celular, máquina fotográfica, filmadora, rádio ou qualquer outro instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Caso o eleitor esteja portando algum desses instrumentos, ele poderá deixá-los com os mesários ou em outro local de sua escolha.

O título impresso no papel perde a validade?

Atenção, porque ele não perde a validade. O título em papel continuará valendo. Mas caso o eleitor tenha perdido o título em papel, não há necessidade de ir até o cartório eleitoral para retirar a segunda via. Basta acessar o site do TSE.

Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo?

Sim, desde que tenha um tablet ou smartphone Android 4.1 ou iOS. Se o eleitor já tiver feito o cadastramento biométrico, melhor, pois o e-Título já virá com foto. Para quem não fez o recadastramento biométrico, a foto não aparece. O download do app é gratuito.

Confira passo a passo para usar o app no seu smartphone:

Com o aplicativo já instalado no aparelho, basta abri-lo e inserir os seguintes dados: número do título eleitoral; data de nascimento; nome completo; nome do pai (ou marcar a opção “não consta”); e nome da mãe (ou marcar a opção “não consta”). Depois, é necessário conferir se os dados estão corretos e clicar em “acessar”. O título de eleitor digital vai aparecer na tela, incluindo as informações sobre o local de votação e o QR Code para validação. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.


+ Política