Tiro de Guerra faz viagem de instrução para a Escola de Sargentos das Armas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de junho de 2017 às 11:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os atiradores tiveram instrução sobre diversos armamentos em uso pelo Batalhão de Comando e Serviços

O Tiro de Guerra de Franca realizou entre os dias 20 e 21 de junho uma viagem de instrução para a Escola de Sargentos das Armas (ESA), na cidade de Três Corações (MG), distante cerca de 350 Km de Franca. 

É a única escola formadora de Sargentos de Carreira Combatente das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Exército Brasileiro. 

Na ocasião fizeram parte da comitiva os instrutores Subtenente Paulinelly Andrade de Paiva e o Primeiro Sargento Marcos Ari de Oliveira e mais 76 (setenta e seis) atiradores.

Também foram convidados pelo Chefe da Instrução para realizarem o registro oficial da viagem os fotógrafos Luiz Carvalho de Ramos e Manoel Paulo Nogueira Maciel.

O intuito da viagem foi o de atender os objetivos de instrução previstos no Programa-Padrão de Instrução de Preparação do Combatente Básico de Força Territorial EB70-PP-11.001, 1ª Edição, 2012, componente da disciplina 8. EXÉRCITO E ESTADO BRASILEIRO, Assunto: B5-805 – Identificar a organização do Exército Brasileiro e as principais características das OM, qual seja “Visitar OM do Exército de diferentes Armas e Serviços”, dando aos atiradores o conhecimento sobre o funcionamento e organização desse importante Estabelecimento de Ensino Militar. 

Em segundo plano, tiveram oportunidade de reforçar o desenvolvimento dos denominados atributos da área afetiva, como o espírito de corpo, além de terem sido incentivados a seguir uma carreira militar.

Para a consecução da viagem de instrução, o Tiro de Guerra de Franca obteve a autorização do General de Brigada Vinícius Ferreira Martinelli, Comandante da Escola de Sargentos das Armas (ESA), que determinou ao Batalhão de Comando e Serviços, sob o Comando do Coronel José Cleofas Pinto Heilmann, que apoiasse a estadia e mandasse ministrar as instruções para os atiradores. 

No âmbito regional, a viagem foi devidamente autorizada pelo Coronel Erick Vaz de Castro, Chefe da Seção de Tiros de Guerra do Comando da 2ª Região Militar. 

Na esfera municipal foi concedido apoio integral pelo prefeito Gilson de Souza, por intermédio de Orivaldo Donzelli, Secretário de Segurança e Cidadania, nos termos do Acordo de Cooperação firmado entre o município e o Exército Brasileiro.

Durante a visitação os atiradores assistiram uma solenidade militar de comemoração ao “Dia do Veterinário”, presidida pelo Coronel Getúlio Mattos Ribeiro Neto, Subcomandante da ESA, que com a presença de autoridades civis e militares, dos alunos do Curso de Sargentos de Engenharia e Banda de Música da Escola, fizeram um tour pelas instalações da Escola.

O tour incluiu o monumento em homenagem a Patrulha do Sargento Max Wolf Filho, herói nacional e integrante da Força Expedicionária Brasileira, morto em combate no dia 12 de abril de 1945 nas imediações de Montese, na Itália, quando o sargento Wolf foi voluntário para comandar uma patrulha de reconhecimento na região de Monte Forte e Biscaia, na chamada “terra de ninguém”, sendo emboscado e metralhado pelas forças alemãs, durante a 2ª Guerra Mundial.

A seguir, os atiradores tiveram instrução sobre diversos armamentos em uso pelo Batalhão de Comando e Serviços; palestra sobre “Formas de ingresso no Exército Brasileiro”, com vistas a incentivá-los a seguir uma carreira militar; e, instrução dramatizada sobre o funcionamento do serviço de guarda do quartel, onde foram realizadas diversas simulações de procedimentos e condutas de segurança a adotar em cada situação.

Por fim, o Subtenente Paulinelly Andrade de Paiva entregou ao General de Brigada Vinícius Ferreira Martinelli uma placa de agradecimento em nome do prefeito Gilson de Souza, pelo apoio prestado durante a inédita visita do Tiro de Guerra de Franca à Escola de Sargentos das Armas (ESA).


+ Cotidiano