Tiro de Guerra de Franca realiza solenidade pelo Dia da Bandeira

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de novembro de 2017 às 08:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A solenidade foi marcado pelo hasteamento do Pavilhão Nacional, canto do Hinos Nacional e da Bandeira

O Tiro de Guerra de Franca realizou ao meio dia do dia 19 de novembro de 2017, no Fórum de Franca, a convite do seu diretor o Juiz de Direito José Rodrigues Arimatéa, a solenidade cívica de comemoração ao Dia da Bandeira. 

A solenidade contou com a participação de diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da presença do Grupo de Escoteiros Franca do Imperador, do Grupo de Escoteiros do Ar Comandante Pitininho, e de inúmeros populares que destinaram boa parte do domingo para prestigiar o maior símbolo da República. 

Assim, se fizeram presentes ao evento o vereador Ilton Sérgio Ferreira, o Capitão PM Fabiano Cunha de Melo, representando o Comando do 15º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o Tenente Edson Lélis da Silva, Delegado de Serviço Militar da 10ª/11ª Delegacias de Serviço Militar, de Barretos e Franca, vinculadas à 5ª Circunscrição do Serviço Militar (5ª CSM/Ribeirão Preto -SP), do aluno Kellson Marcus Coleta da Silva, da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), entre outras autoridades e empresários locais.

O evento teve início com uma demonstração de como são feitos trabalhos de buscas especializadas pelo grupamento militar e de cães policiais adestrados do canil do 15º Batalhão de Polícia Militar do Interior, a cargo do tenente PM Marcel da Silva Pereira.

Na sequência ocorreu a entrega de certificados às crianças do projeto piloto denominado “Soldado Mirim”, realizado em parceria com o Instituto José Edison de Paula Marques – IJEPAM, no período de 27 de outubro a 18 de novembro do corrente ano, na sede do TG, com o apoio do Poder Judiciário. 

Ao longo do período foram realizadas uma série de instruções e palestras voltadas para a construção do conhecimento de cidadania, civismo e patriotismo para crianças de 6 a 12 anos do IJEPAM, oportunidade em que elas tiveram atividades recreativas e puderam desenvolver atributos da área afetiva como camaradagem, trabalho de equipe, respeito, liderança, disciplina e responsabilidade.

A solenidade foi marcada também pela outorga de condecorações e entrega das medalhas Olavo Bilac e Duque de Caxias – O Pacificador, hasteamento do Pavilhão Nacional, canto do Hinos Nacional e da Bandeira, além da incineração de bandeiras inservíveis. 

Após a incineração das bandeiras foi realizada pelo Sargento Marcos Ari de Oliveira, instrutor do TG de Franca, a leitura da Ordem do Dia, alusiva ao Dia da Bandeira, exarada pelo Comando da Força Terrestre.

O Ten Cel Anibal Silva Batista, Chefe da 5ª Circunscrição de Serviço Militar, concedeu e outorgou a Medalha Olavo Bilac – Patrono do Serviço Militar – ao Subtenente Paulinelly Andrade de Paiva e ao Sargento Luís Cláudio Magalhães Apollo, respectivamente, Chefes de Instrução dos Tiros de Guerra 02-013 (Franca) e 02-065 (São Joaquim da Barra), como reconhecimento pelo apoio prestado às juntas da 11ª Delegacia de Serviço Militar/5ª CSM e ao Exército Brasileiro.

O Tiro de Guerra de Franca, representando o Exército Brasileiro no município, agraciou com a medalha Duque de Caxias – “O Pacificador”, às seguintes autoridades: o Diretor do Fórum de Franca, Juiz de Direito José Rodrigues Arimatéa, e o Vereador de Franca Ilton Sérgio Ferreira

A medalha Duque de Caxias representa a identificação de brasileiros ilustres com os ideais do Patrono do Exército Brasileiro através de demonstrações eficazes do mais alto civismo e patriotismo.

Enfim, foi uma solenidade cívica marcante, de muitas homenagens, de participação não apenas da tropa, mas de muitos populares que também prestigiaram o evento.


+ Cotidiano