​Tiro de Guerra comemora a Semana do Soldado com a Corrida Duque de Caxias

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de agosto de 2017 às 07:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Final de semana teve intensa atividade cívica e esportiva para celebrar a passagem do Dia do Soldado

O TG 02-013 Franca realizou intensa programação para comemorar o Dia do Soldado. 

Na sexta-feira, dia 25 de agosto, foi realizada a solenidade militar no Ginásio de Esportes do Tiro de Guerra, que contou com a presença de José Rodrigues Arimatéa, Juiz de Direito e Diretor do Fórum de Franca e ainda do vereador Pastor Otávio Pinheiro

Na ocasião, o atirador Leonardo Rochóli Alves Cunha foi homenageado com o certificado de Destaque do Bivaque do Atirador, em exercício militar realizado no mês de junho, na Fazenda Belo Horizonte, município de Cristais Paulista.

No domingo, dia 27 de agosto, foi realizada a 1ª Corrida Duque de Caxias – “O Pacificador”, cuja largada ocorreu às 8h, logo após a cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional e canto do Hino Nacional Brasileiro por todo o público presente no local. 

O evento contou com quase 500 atletas inscritos e foi marcado pela participação não apenas por francanos, mais inúmeros visitantes de outras cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais, entre atletas amadores e profissionais.

Os grandes vencedores da principal prova, qual seja a categoria geral 10 Km masculino e feminino foram os atletas Lucas Nogueira da Silva, policial militar de Passos (MG), com o tempo de 37:27 min, e Elisângela Marques de Oliveira (FEAC), com o tempo de 46:39 min. 

Na categoria geral 5 Km, masculino e feminino, venceram a prova respectivamente os atletas Zaquel Pereira Ferreira (FEAC), com o tempo de 17:39 min e Mirian Aparecida Vilela, com o tempo de 22:52 min.

Na prova dos 10 Km, categoria militar masculino, o destaque ficou por conta do excelente desempenho dos atletas do 15º BPMI/Franca, em que o policial militar Edmar Césio De Souza sagrou-se vencedor, com o tempo de 40:32 min, sendo seguido de perto pelos colegas do Batalhão, Maurício Gonçalves da Rocha (2º lugar/46:29 min) e Antônio Pedro Donizete de Souza (3º lugar/47:12 min). 

Já na prova dos 5 Km militar masculino, o atleta Leandro Lima de Oliveira, obteve o 1º lugar com o tempo de 19:08 min;

Na categoria militar feminino, o destaque ficou por conta da atleta Monique Nori Tenan, que é 3º Sargento do 13º RC Mec de Pirassununga (SP), que obteve o 1ª lugar na prova dos 10 Km, com o tempo de 49:23 min; sendo que a atleta Simone Cardoso Azarias, policial militar do 15º BMPI/Franca, com o tempo de 42:57 min, obteve o 1º lugar na categoria 5 Km feminino.

Na categoria Atirador 10 Km o destaque foi o jovem atirador João Carlos Pereira da Silva, do TG 02-013 Franca, que se sagrou vencedor com o tempo de 48:06 min; já na categoria Atirador 5 Km, o atirador Carlos Eduardo Aparecido da Silva, do TG 02-013 Franca, foi o 1º colocado com o tempo de 19:40 min.

A organização do evento premiou as equipes com os maiores números de integrantes inscritos, sendo o destaque a equipe Run4Life, seguida pelas equipes da Personew e da FEAC.

Todos os vencedores das categorias que constavam no regulamento da prova, além de troféus e medalhas especiais receberam óculos exclusivos das Óticas Paris Viu.

A lista com o resultado de todas as modalidades encontra-se disponível no site: http://www.runnerbrasil.com.br/calendario.asp?ID=4&IDevento=4607&IDAno=2017.

Na parte da tarde de domingo, a programação da Semana do Soldado realizada pelo Tiro de Guerra de Franca prosseguiu com a exposição de materiais militares, durante o período das 8h às 18h, na Praça da Capelinha, com o apoio das forças de segurança pública do município e do 13º RC Mec de Pirassununga, que enviou pessoal e viatura militar do Exército Brasileiro. 

A seguir houve demonstrações de instrução militar praticada pelos atiradores e diversas apresentações culturais. 

De início, os atiradores realizaram, a partir das 15h, exercícios de Treinamento Físico Militar, da Tropa de Choque e de Ordem Unida. Já às 16h, foi dado início à apresentação cultural com a Banda Marcial Municipal “Maestro Rossini”, cedida pela Prefeitura Municipal de Cristais Paulista, conduzida pelo maestro Cristian Claiton Borges; apresentação do Grupo de Dança Circular do CCI Lions, sob a coordenação da professora Rosângela Gonçalves; e, apresentação da Banda Municipal de Franca, conduzida pelo maestro Alexsander.

Na sequência, após uma breve pausa musical, foi realizada uma oração ecumênica pelo Dia do Soldado, com a participação do Pastor Josinei Mateus, da Igreja Assembleia de Deus do Jardim Palma e do Frei Ricardo, da Ordem dos Agostinianos Recoletos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). 

Logo em seguida, a Banda Municipal de Franca tocou para que todos os presentes cantassem o Hino Nacional Brasileiro, a fim de se dar por encerrada a celebração da Semana do Soldado.

O Subtenente Paulinelly, Chefe da Instrução, em nome de toda a organização da prova rústica, agradeceu aos apoiadores e patrocinadores que acreditaram no objetivos e finalidade de todos o evento esportivo e cultural, que por sua vez contou com a participação de quase 500 atletas inscritos e um público estimado de mais de 2000 pessoas circulando ao longo do dia pelos locais de atividades, inclusive atiradores de outros Tiros de Guerra da 2ª Região Militar, como o TG 02-058 Ituverava que marcou presença no evento.

Apoiaram e patrocinaram a realização da 1ª Corrida Duque de Caxias de Franca: Prefeitura Municipal de Franca, 13º RC Mec, Polícia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal, FEAC, Casa da Cultura, Órgãos de Imprensa, Unimed, Imperador Palace Hotel, Chokdoce, Café Labareda, Calçados Kallucci, Café Terreiro, Óticas Paris Viu, Com 4 Data Center, Impec, Só Colas, Flormel, Massa Pura, Francajel, VillaToscana, Personew, Pedaltop, Filastic, Ativa – Comunicação Visual, Kairós – Uniformes e Bordados e Calçados Scatamacchia.


+ Cotidiano