Tijolinhos surgem como tendência, criando desde um estilo rústico a elegante

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de junho de 2017 às 13:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Antes utilizados somente do “lado de fora” da casa, os tijolinhos passaram a integrar diversos ambientes

Os fãs desse revestimento podem ficar felizes. O tijolinho chega como uma das grandes tendências para 2017 na decoração. Ele é um ótimo aliado em espaços industriais e ainda traz a sensação de aconchego ao ambiente. Outro ponto interessante, e que muita gente gosta, é que eles deixam o lar com uma cara rústica. Mas não importa se você gosta de coisas mais clássicas ou mais modernas, pois o tijolinho combina com quase todo estilo de decoração. “É um revestimento muito versátil, então se você estiver reformando a sala, o quarto, o banheiro, a cozinha, a fachada, ou o escritório, o tijolinho pode ser uma boa escolha! Seja como detalhe decorativo ou como protagonista na decoração”, observa a arquiteta Ana Clara Siqueira.

Antes utilizados somente do “lado de fora” da casa, os tijolinhos passaram a integrar os ambientes da casa e tornaram a decoração mais descontraída, rústica e, até mesmo, cheia de elegância e personalidade. Os modelos são variados: há aqueles que lembram tijolos de verdade, em tons de vermelho e laranja, mas há também aqueles “brancos” mais sofisticados e, muitas vezes, os preferidos para a decoração. No entanto, independente do escolhido, a certeza é uma só: o ambiente vai ficar super diferente e com a personalidade de seus moradores ou dando um charme extra na loja ou escritório.

Para a sala, por exemplo, assim como para os outros ambientes da casa, vale investir em diferentes modelos de tijolos à vista, tudo claro, de acordo com suas preferências e gostos. “Combinar com móveis e acessórios coloridos torna tudo mais bonito e cheio de personalidade. Outro ponto legal é investir nos quadros com molduras brancas”, sugere a arquiteta, lembrando que o revestimento pode ser usado até mesmo no banheiro – seja em metade da parede ou em toda ela. “Com certeza, ele proporcionará um ambiente único”, diz.

De onde vem

Os tijolinhos surgiram na arquitetura e decoração no início do século passado e está entre as tendências mais populares de décor até hoje. Sinônimo de versatilidade, o tijolo à vista pode ser aplicado em cozinhas, banheiros, na sala ou corredor. A imaginação não tem limites! Ao mesmo tempo em que dão um toque rústico ao ambiente, os tijolinhos são um charme e passam a sensação de conforto.

 O tijolo aparente nada mais é do que uma parede que não foi revestida. O que muita gente não sabe é que dá muito trabalho manter uma parede de tijolos aparentes. É necessário muito cuidado para não comprometer a integridade dos próprios tijolos com umidade, o que requer aplicação constante de resina. Lembre-se sempre de impermeabilizar com o produto indicado para o tipo de tijolinho que você escolheu. “Antes de aplicar, é importante definir o tipo de rejuntamento e acabamento. Para te ajudar nessa escolha, decoradores e arquitetos separam referências que ilustram as possibilidades”, orienta a profissional.

Como se vê, de solução prática e barata, o tijolinho à vista dará muita personalidade para a sua casa ou ambiente profissional. Não importa se você vai decorar ou reformar a cozinha, o banheiro, o quarto, escritório ou sala de estar, pois ele vai bem em qualquer ambiente.