The Oscar goes to…

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 28 de fevereiro de 2016 às 23:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

E daqui a pouco começa a Festa de Premiação do Cinema mais aguardada do ano, a Noite do Oscar. 

Os prêmios são entregues pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, EUA, em 1927 e concebida por Louis B. Mayer (um dos fundadores da Metro-Goldwyn-Mayer) em reconhecimento ao talento e excelência dos artistas e profissionais da Industria Cinematográfica.

A entrega inicial dos prêmios da Academia aconteceu em 16 de maio de 1929 no Hotel Roosevelt em Hollywood e premiou o melhor do cinema dos anos de 1927 e 1928.

A primeira transmissão pela TV, ainda em preto e branco foi em 1953, apenas para E.U. e Canadá e somente em 1966 o evento pode ser visto a cores. Brasil e México foram os primeiros países, além dos Estados Unidos e do Canadá, a televisionarem o evento em tempo real, via satélite a partir de 1970

Atualmente, os prêmios da Academia são transmitidos direto e a cores para mais de 200 países, se tornando assim um dos maiores eventos do mundo.

Mais do que saber quem foram os ganhadores na premiação, gosto de acompanhar tudo de perto para observar o glamouroso desfile dos artistas no tapete vermelho. 

Os organizadores fecham a Hollywood Boullevard até o Shopping, que abriga o Dolby Theatre, onde ocorre a premiação propriamente dita. Forram todo o trajeto com imensos tapetes vermelhos, isolam a calçada com tapumes, de maneira que o público possa acompanhar o evento sem interferir no andamento da Festa e cobrem as vitrines das lojas do Shopping com imensas cortinas de pano, de maneira a torná-lo um grande palco para os convidados. Assim a Festa começa bem antes do Teatro, onde as celebridades se imortalizam nas fotos, dão entrevistas, conversam e desfilam suas roupas maravilhosas (nem sempre…) sob os olhares atentos do público sortudo que consegue ter acesso a esse mundo encantado do cinema.

Embora o evento comece durante o dia os trajes são muito chics, apropriados para uma Festa tão importante e a maioria acerta na escolha do “look”.  são realmente muito inusitadas e conseguem escolher tão mal que surpreendem. Lady Gaga por exemplo, costuma chocar o público com seus trajes esquisitos, provavelmente um jogo de marketing onde ser o alvo de todos os olhares (mesmo que de espanto ou reprovação) é mais importante que estar bem vestida. 

E vamos assistir e torcer… Hoje eu sou Leonardo de Caprio!


+ Cultura