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O processo de formação profissional é preponderante para reconhecimento da gestão no âmbito do Serviço Social
Dia 28 de junho, às 16 horas, na Sala de Defesas da Pós-Graduação da Unesp de Franca ocorre a Defesa de Dissertação de Mestrado de Geis de Oliveira Benevides sobre o tema Gestão e Serviço Social: Desafios Teóricos-Práticos para a formação e Trabalho Profissional.
Integram a Banca Examinadora: Maria José de Oliveira Lima – Orientadora; Cirlene Aparecida Hilario da S. Oliveira, da FCHS; e Jane Cruz Prates – PUCRS.
Este trabalho tem como temática central “gestão e Serviço Social”. O objetivo geral consistiu em “compreender e analisar o processo de gestão no trabalho do assistente social na Microrregional de São José do Rio Preto – ABPESS Sul II”.
Visando assim, apreender o processo de reconhecimento e apropriação da gestão no Serviço Social, pois a partir da experiência empírica da pesquisadora, observou-se que muitos profissionais que compõe a categoria de assistentes sociais apresentam resistência em reconhecer a gestão como área de conhecimento, espaço de trabalho e instrumento técnico-operativo propositivo no exercício profissional.
A autora partiu do pressuposto de que o processo de formação profissional é preponderante para reconhecimento e apropriação da gestão no âmbito do Serviço Social, visto que se consolida como processo de fundamentação teóricometodológico, ético-político e técnico-operativo do trabalho profissional, portanto, constitui-se como momento determinante para fundamentação sobre as dimensões teórico-práticas da gestão.
Dessa forma, entendemos que resistência em reconhecer e se apropriar da gestão fundada na perspectiva democrática e emancipadora, poderia estar relacionada ao modo como a disciplina de gestão é organizada e desenvolvida nas Unidades de Formação Acadêmicas (UFAs).
Nesse sentido, a pesquisa empírica fundamentou-se na entrevista de discentes e docentes de três UFAs selecionadas na amostra da pesquisa e que pertence a Microrregional de São José do Rio Preto/SP da ABEPSS Sul II.
Foi utilizará estudo sócio-histórico como método de interpretação da realidade, a pesquisa caracterizou-se por sua natureza exploratória e abordagem qualitativa.
E a partir da apreensão dos docentes e discentes confirmamos que o processo de graduação é determinante para o entendimento, reconhecimento e apropriação da gestão no Serviço Social.
Dessa forma, o conteúdo proposto e desenvolvido em sala da aula influencia na apreensão da importância, possibilidades e finalidade da gestão no trabalho do assistente social.
Assim, o entendimento sobre a gestão no Serviço social parte da experiência singular vivenciada pelo assistente social no processo de formação profissional.