Tênis, ONGs e parcerias Público/Privadas; Unidos para fazer mais e melhor!

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de fevereiro de 2017 às 14:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um real incentivo ao esporte a formação de cidadãos.

​No último artigo mencionamos a importância de construir parcerias para viabilizar os objetivos sociais de uma organização não governamental. A própria LAMT nasceu de parcerias envolvendo clubes, professores de tênis, prefeituras, empresas com olhar social e tenistas voluntários. (www.lamt.org.br/parceiros.asp).

E seguindo essa linha, assinamos recentemente um Termo de Cooperação com a Universidade de Franca (www.unifran.edu.br)  que proporcionará a execução do projeto de massificação LAMT/Instituto Tênis que visa a difusão da modalidade e o desenvolvimento humano através do tênis. As aulas e os equipamentos serão oferecidos gratuitamente dentro da estrutura da universidade e abertas à comunidade. É o Tênis para a comunidade.

O projeto de massificação do Instituto Tênis (www.institutotenis.org.br) vem se expandindo para vários núcleos no Brasil e objetiva atingir 500 mil crianças no prazo de 20 anos. Em Franca, somos um núcleo do Instituto Tênis e abriremos vários polos para oferecer o aprendizado inicial do tênis. Na sede da LAMT (núcleo de recepção) ofereceremos a oportunidade de desenvolvimento para as crianças que forem selecionadas. O projeto objetiva a formação de cidadão através do esporte e também a geração de talentos para o Brasil. Tênis é igual a cidadania, saúde e esporte!!

Voltando a festejada parceria com a UNIFRAN ela abarcará os alunos do curso de educação física em todas as atividades desenvolvidas pela LAMT (eventos, massificação e rendimento) e também a promoção de simpósios, palestras, cursos de treinamento e capacitação de recursos humanos. É o tênis na universidade!!

Além disso a LAMT terá acesso ao laboratório de fisiologia do exercício para a realização de testes físicos e poderá ser atendida por outros serviços especializados ofertados pela UNIFRAN à comunidade nas áreas das Ciências Humanas e Saúde, como por exemplo, psicologia, fisioterapia e nutrição. Tênis e multidisciplinariedade!!

Estamos construindo parcerias com outras organizações não governamentais que tem os mesmos objetivos da LAMT. Uma delas é o Instituto Cidadania Através do Esporte (Instituto CADES – www.facebook.com/cades/) que realiza na cidade/escola que visita um evento de 03 dias composto de festival de tênis para as crianças, capacitação de professores e entrega de material esportivo para o ensino do tênis infantil. Outra é o Projeto Bom na Escola Bom no Tênis (www.facebook.com/ProjetoBomNaEscolaBomNoTenis/). Esse último foi idealizado pelo magistrado mineiro Rowilson Garcia na cidade de Estrela do Sul em 2010. Foram construídas seis quadras de tênis de saibro na praça central da cidade com oferta também de outras atividades (playground, voley de praia, etc) em uma área de 40 mil metros quadrados, semelhante ao nosso Poliesportivo.

As crianças do projeto viajam para competir se tiverem bom aproveitamento escolar. O projeto agora se expande para as cidades de Uberlândia e Araguari. Tênis e parceria com o Poder Público Municipal proporciona oportunidade de vida!!

Destaque da semana:

O atleta da equipe de rendimento da LAMT/Núcleo Franca Instituto Tênis, Zack Mendes, conquistou no dia 12/02, em Caxias do Sul-RS, o vice-campeonato do Banana Bowl (www.bananabowl.org.br) na categoria 12 anos, torneio em que foi campeão no ano de 2015 e vice-campeão em 2014. Parabéns Zack e equipe de Franca!!

Na foto abaixo o registro da assinatura do Termo de Cooperação entre a Universidade de Franca e o Instituto Lamt.

Sentados da direita para esquerda:  Pró-Reitora de Extensão UNIFRAN, Elisabete Ferro de Sousa Touso, Reitora UNIFRAN, Profª Drª Ester Regina Vitale e Márcio Henrique Mendes da Silva, Presidente do Instituto LAMT. Em pé da direita para esquerda: Roberto Lage, Conselheiro do Instituto Tênis, Prof.a Dra. Luciana Moreira Motta Raiz, Coordenadora da Educação Física da UNIFRAN, Douglas Collani Rodrigues, Coordenador Técnico da LAMT e Coordenador Regional do Projeto de Massificação do Instituto Tênis. 


+ Esportes