Tênis em Franca e para todos!

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de fevereiro de 2017 às 13:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Hoje Franca possui 23 quadras localizadas em diversos espaços.

O tênis de campo na cidade de Franca está disponível para ser praticado em 23 quadras localizadas nos clubes recreativos, academia de tênis e espaços públicos, como:  Castelinho, Centro Médico, Clube de Campo, SESI, Francana, AABB e LAMT Tennis Academy (antiga República do Tênis). Temos ainda 2 quadras públicas no Poliesportivo. Nos últimos anos houve pequena expansão com a construção de quadras em condomínios fechados. Estimamos 30 quadras na cidade. Comparativamente, Ribeirão Preto possui cerca de 150 quadras de tênis oferecidas a sua população, que é praticamente o dobro da população de Franca.

Buscando um exemplo comparativo fora do país, somente na cidade de Nova York existem mais quadras públicas que no Brasil inteiro. Somente no bairro do Bronx (NY) existem 150 quadras públicas, a maioria feita de asfalto. Tive oportunidade de passar um período no bairro, no final de 2009, visitando minha irmã (Lela) que fazia pós-doutorado no hospital Albert Eisntein lá localizado. A população no local é pobre e negra. Em Franca o tênis de campo não havia sido objeto de um planejamento de expansão e em regra era praticado em termos recreativos o que talvez explique a desproporção de quadras que temos em relação a outras cidades da região.

A partir de 2013 com a fundação da Liga Alta Mogiana de Tênis (atualmente Instituto LAMT – www.lamt.org.br) teve início um processo mais amplo de gestão esportiva para o tênis, abrangendo: a realização de eventos de maneira organizada e com olhar para o tenista, a criação de projeto de massificação (denomina-se também de projeto social) e a formação de equipe de rendimento (competição). No tocante aos eventos criou-se um circuito na microrregião da Alta Mogiana com a chancela da Federação Paulista de Tênis e da Confederação Brasileira de Tênis que envolve tenistas de 07 a 75 anos de idade.  Nesse ano de 2017 será executado o projeto incentivado federal denominado de Etapas da LAMT aprovado junto ao Ministério do Esporte e que terá isenção de inscrição para todos os participantes, além de entrega de camisetas, medalhas e troféus.

A massificação teve início com a implantação do projeto Pequeno Tenista um Grande Homem que atingiu 200 crianças em uma escola pública municipal no ano de 2013. A partir de então o projeto teve continuidade na AEC Castelinho onde foram construídas duas quadras de mini-tenis próprias para o ensino do tênis infantil. Em 2017 através de parceria com o Instituto Tênis (www.institutotenis.org.br) será executado o projeto incentivado estadual aprovado junto a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, ampliando (600 crianças) e qualificando a massificação do tênis na cidade. Serão oferecidas aulas, equipamentos e camisetas gratuitamente.

A Equipe de Rendimento LAMT é hoje composta de 45 tenistas de todas as classes sociais (parte advinda do projeto de massificação ou social) com idade entre 07 e 17 anos distribuídos em escolinha de formação e equipe de competição.  Representa a cidade de Franca em competições infanto-juvenis regionais, estaduais, nacionais e até internacionais tendo obtido expressivos resultados, como por exemplo, a conquista do Banana Bowl (www.bananabowl.org.br), da Copa Guga Kuerten (www.semanagugakuerten.com.br), do Torneio Internacional de Porto Alegre (Gerdau) e Brasileirão (campeonato brasileiro). O trabalho é desenvolvido na sede da LAMT e acompanhado por equipe multidisciplinar com jornada diária de 04 horas.

Essa estruturação de uma base esportiva no tênis de campo na cidade só foi possível a partir da realização de parcerias com a iniciativa privada e com o poder público – grande desafio para o terceiro setor (ONG´s) – que será o objeto do próximo artigo.

Tênis para todos!!! Aqui foto as irmãs Willians (supercampeãs) na final do Austrália Open 2017. 


+ Esportes