Tendências para jardins mesclam novidades com remake do que já foi moda

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de novembro de 2016 às 15:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Almofadas e mantas coloridas dão aquele toque básico para deixar o ambiente muito aconchegante

Você pode pensar que as tendências são passageiras e é só o ano virar que outras modas aparecem. Em certa medida, isto acontece de fato. Algumas cores e novos materiais aparecem para conquistar o consumidor, mas existem segredinhos que não mudam. Entra ano e sai ano, eles estão lá em algum cômodo da casa. Exemplo é a decoração de jardim. Isto porque muito do que está se usando este ano, na verdade é uma espécie de remake do que já passou. Isto quer dizer que o ambiente vai ficar ultrapassado? Claro que não! “Isto é ótimo porque conseguimos repaginar o espaço com itens que já temos em casa, necessitando apenas de um item ou outro que faltou”, diz o arquiteto Antônio Pignotti.

Entre as novidades estão as cores que chegam como aposta: os tons rosados e azuis, que podem muito bem estar na decoração de jardim ou em uma pequena varanda ou gazebo. Almofadas e mantas coloridas dão aquele toque básico para deixar o ambiente aconchegante. Para completar, as estampas estão com tudo e não é de hoje. Lembra do famoso mix de estampas e do animal print do verão 2012? Pois é, até pouco tempo atrás elas eram consideradas as ovelhas negras do cenário fashionista, mas pelo menos na decoração de jardim, elas estão longe do over. Empregadas em almofadas, mantas e revestimentos imobiliários, as estampa estão repaginadas, sobretudo a animal print e a étnica, que dão o ar da graça, usando e abusando das referências africanas. “Inclusive com elementos desta nação, como as esculturas rústicas”, destaca.

As plantas

Outro detalhe são os elementos naturais e artesanais que sempre tiveram espaço na decoração de jardim e este ano não será diferente. Poltronas, cestos, pufes e chaises feitos de fibras tramadas ou madeira são charmosos, além, claro, de serem muito resistentes às mudanças climáticas, como sol e chuva intensa. “As texturas também marcam presença por meio do efeito handmade da renda e do tricô”, diz Antônio. Outra opção é o uso da madeira presente, sobretudo nos decks, aqueles revestimentos que suportam bem a umidade e calor característicos de qualquer área externa. Não é difícil encontrar inspirações que se utilizam deste material, mas de maneira geral, os decks combinam bastante com almofadas, chaises e poltronas, além de uma iluminação intimista e relaxante, como velas e arandelas, por exemplo.

E quando se fala em jardim, as plantas não podem faltar. Então, busque o contato com a natureza e frescor neste espaço, elencando arranjos, pequenos ou grandes vasos e outros acessórios paisagísticos. “Só use o bom senso para não sobrecarregar o ambiente com muito verde, afinal, tudo precisa se harmonizar”, sugere o arquiteto. A preferência é por plantas naturais, mas se não for possível, as plantas artificiais também ajudam a criar o décor. A única desvantagem desta última ideia é a ausência de cheiros e texturas que só a natureza real proporciona. Inclusive, uma tendência que tem se firmado cada vez mais nos jardins é a escolha de plantas nativas, pois além de serem muito boas para o meio ambiente, são plantas que se adaptam mais facilmente, crescendo rapidamente e saudáveis.

Com essas dicas agora está fácil dar um charme extra ao seu cantinho verde!