​Tem restituição a receber? Receita abre consulta a lotes residuais desde 2008

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de maio de 2017 às 11:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A restituição ficará disponível no banco durante um ano, depois será necessário solicitar pagamento

Quem tem restituição de Imposto de Renda residual a receber deve ficar atento: a Receita Federal abriu nesta segunda-feira (8) consulta ao lote de restituição residual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), referente aos exercícios de 2008 a 2016. 

O crédito bancário será realizado no dia 15 de maio. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal – www.receita.fazenda.gov.br – ou ligar para o Receitafone 146. 

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate dentro do prazo, deverá fazer o requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. 
 

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do Imposto de Renda e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.


+ Economia