TCE aponta atraso na entrega de fardas e livros nas escolas de SP

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de maio de 2018 às 08:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em cidades como Pedregulho, Rifaina, Jeriquara e Cristais, a distribuição foi normal

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo identificou um problema que já é conhecido por muito pais de alunos da rede estadual e municipal de ensino: a distribuição de uniforme e material escolar na maioria das escolas fiscalizadas ainda não foi finalizada.

A fiscalização do órgão, realizado no mês de abril, foi feita em 144 municípios do estado, representando 163 escolas estaduais e municipais.

O índice de distribuição do material escolar, quase acabando o primeiro semestre do ano letivo, não foi feito por 56% das escolas fiscalizadas, sendo que em 17% não havia nenhum livro didático e os materiais escolares não eram suficientes em 24% das escolas fiscalizadas. O trabalho de fiscalização apontou que, em 13% das unidades, os livros estavam armazenados em lugares inadequados, como no chão ou em estacionamento de veículos. Em 37% das escolas, não ocorre nenhum controle da distribuição dos livros.

A distribuição de uniforme escolar, segundo a fiscalização, atingiu números piores. Roupas não entregues ou distribuídas após o começa das aulas atingiu 95% das unidades pesquisadas. Apenas em 21% das escolas, os alunos estavam vestindo os uniformes, sendo que em 21% destas, não apresentaram controle de entrega do fardamento. O trabalho de fiscalização foi feito por 163 agentes do TCE em unidades escolares no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo.


+ Educação