Sustentabilidade do Couro Brasileiro reconhece e certifica novo curtume

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de outubro de 2018 às 14:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

São 173 indicadores a serem trabalhados pelas empresas inseridas no CSCB

couro - Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro reconhece novo curtume

O setor coureiro do Brasil ganhou um novo representante no seleto grupo de empresas certificadas no Programa de Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB). 

O curtume Mats Beneficiamento de Couros foi reconhecido com o Nível Ouro, atestando suas melhores práticas no tripé economia, sociedade e meio ambiente, de acordo com a norma ABNT NBR 16.296, auditada por meio de organismo acreditado pelo INMETRO.

Em Campo Bom, na sede da empresa, um momento especial foi organizado para marcar esta distinção com colaboradores, gerências e direção, além de representantes do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). José Fernando Bello, presidente executivo do CICB, explicou que o mercado em todo o mundo está convergindo para o caminho da sustentabilidade, e as empresas que não se voltarem a este posicionamento tendem a perder espaço de forma determinante. 

“Clientes exigem garantias. Mats assimilou essa tendência e todos se engajaram. Vocês estão recebendo o selo Ouro e este é um patamar muito expressivo de reconhecimento, estão de parabéns”, destacou.

Diretor do curtume, Mauro Pedro Becker falou sobre o processo de melhoria contínua a que a certificação se propõe e a força do pilar ambiental no conjunto de indicadores do CSCB. 

“Devemos ter uma atenção especial ao meio ambiente porque todos nós dependemos dele para viver. A certificação nos apoia neste sentido e cabe a nós aprimorarmos todos os detalhes em nossos processos sempre que possível”, destacou.

Para os próximos três anos, há um cronograma de auditorias, avaliações e recertificação dentro da empresa para a manutenção do Nível Ouro ou alcance do Nível Diamante, assegurando o compromisso de Mats com a excelência.

Atualmente, outros dois curtumes têm a certificação (Courovale by BCM, com o Nível Ouro, e Fuga Couros, com o Nível Prata).

O que é o CSCB

A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) foi construída pela cadeia que integra a indústria de couros do país e é apoiada pelo projeto Brazilian Leather – uma iniciativa do CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro do país no mercado externo. 

O CSCB promove e reconhece as melhores práticas dos curtumes no que tange resultados econômicos, redução de impacto ambiental e relações com colaboradores e comunidades. São 173 indicadores a serem trabalhados pelas empresas inseridas no CSCB, tais como:

  •  redução de consumo de água
  •  redução de consumo de energia
  •  controle de qualidade de produtos
  •  origem da matéria-prima
  •  substâncias restritas
  •  saúde e segurança do trabalhador

Como obter a certificação

Após a adesão ao CSCB, cada empresa passa por uma etapa de consultoria e treinamento, em que são trabalhados os 173 indicadores. 

A consultoria instrui e verifica o atendimento, registro e continuidade de cada indicador e, com esta etapa concluída, o curtume pode solicitar auditoria de um organismo acreditado pelo INMETRO para a certificação. Há quatro níveis do selo:

  •  Bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação)
  •  Prata (75%)
  •  Ouro (90%)
  •  Diamante (100%).

( * Com informações da revistanews.com.br)​


+ Economia