Supermercados têm melhor geração de empregos no mês de agosto em três anos

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de outubro de 2018 às 14:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Acompanhando os bons números de empregos no país, setor acelera contratações e gera quase 4 mil vagas

Depois de mostrar reação em julho, após um primeiro semestre com aumento de postos de trabalho abaixo do esperado, o setor supermercadista manteve o bom desempenho em agosto e atingiu o melhor mês no ano ao apresentar crescimento de 3.918 vagas, conforme dados divulgados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e analisados pela APAS – Associação Paulista de Supermercados.

“As contratações nos supermercados paulistas representaram cerca de 25% do total no estado de São Paulo no mês de agosto. Isso mostra o quanto o setor é o termômetro da economia e reflete primeiro tudo aquilo que acontece no Brasil”, comentou o economista da APAS, Thiago Berka.

O resultado apresentado em agosto foi o melhor do que o apresentado no mesmo mês dos três últimos anos. Em agosto de 2015 foram criadas 1.552 vagas; em 2016, outras 2.316 contratações; em 2017, tiveram 1.920 oportunidades.

Fonte: Caged

Quando analisados os empregos gerados por municípios, a liderança segue com a capital, com 1.355 ou quase 34% do total no mês no estado. Sorocaba, Diadema, Campinas, Vinhedo, Sertãozinho, Itaí, Santo André, Ribeirão Preto e Penápolis, completam o cenário das dez cidades que mais criaram vagas em agosto.

Fonte: Caged

Entre as subcategorias do varejo alimentar, supermercados e hipermercados criaram 2.725 vagas, também seu melhor resultado no ano e em 3 anos. Já os minimercados e mercearias tiveram um bom resultado para o ano, porém, o pior em nove anos para o mês de agosto. Atacados e atacarejos criaram 350 vagas e hortifrútis outras 186, o melhor desempenho em cinco anos para o mês.

Fonte: Caged

Entre os principais empregos estão gerados estão:

Fonte: CAGED

Fonte: Caged

Nota Metodológica:

A Pesquisa de Emprego dos Supermercados apura mensalmente o comportamento do emprego no setor supermercadista através de dados do CAGED (Cadastro Geral De Empregados E Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. São coletados dados sobre a Admissão, Demissão, Saldo Mensal e Saldo Total de funcionários ligados a atividade supermercadista, e os indicadores apontam a evolução e o comportamento do setor ao longo do tempo.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.508 associados, que somam 3.363 lojas.

Sobre APAS Regional Ribeirão Preto: Em 2017, a região de Ribeirão Preto foi responsável por 5,9% do faturamento do setor supermercadista no estado, o que equivale a aproximadamente R$ 6,6 bilhões. Aqui, o setor emprega, aproximadamente, 31 mil colaboradores. Só na cidade de Ribeirão Preto o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 1,9 bilhões, o que equivale a 29% da região e 1,7% do faturamento de todo o estado de São Paulo.

A APAS possui 10 regionais em todo o Estado e mais cinco escritórios distritais na capital paulista. A Regional Ribeirão Preto é composta por 78 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Supermercado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.


+ Economia