Supermercados: Agosto demonstra leve aumento do nível de confiança na área

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de setembro de 2018 às 16:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisa feita pela Associação Paulista de Supermercados aponta 33% de otimismo com o futuro

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) apresentou, em agosto, um índice de 23,5% de otimismo geral com a situação econômica do setor ante os 16% apresentados em julho.

Além disso, a confiança futura saiu de 18%, em julho, para 33% em agosto, o que demonstra que os empresários começam a deixar para trás o desastre econômico da greve dos caminhoneiros e acreditam em uma estabilidade do mercado até as eleições em outubro.

Um ponto que chamou bastante atenção na pesquisa foi o otimismo com as vendas futuras, que saiu de 0%, em julho, para 46% em agosto. Esse resultado reflete o crescimento na confiança na evolução do PIB, que aumentou de 18% para 38%.

Fonte: APAS

“Com o resultado das vendas de junho, obtendo 0,92% de aumento quando se esperava uma queda maior devido à paralisação dos caminhoneiros, e com a regularização das entregas, os empresários agora tendem a olhar para a frente novamente. As campanhas eleitorais iniciaram para valer, então começa-se a vislumbrar uma definição da situação do Brasil sobre qual será a tônica do país daqui em diante”, comentou Thiago Berka, economista da APAS.

A intenção de contratar do setor demonstra que 85% dos supermercadistas devem manter seu quadro de funcionários, não vão nem demitir e nem contratar. Já 15% dos empresários estão mais otimistas com o futuro e acenam com expectativa de contratação. “Esses números são o reflexo de todos os setores que não enxergam motivo para ampliação de vendas ou de suas operações com este cenário recessivo”, explicou Berka.

Crescimento reportado em julho

A pesquisa qualitativa demonstra uma situação de divisão nos resultados. Cerca de 38% dos empresários do setor supermercadista paulista observaram crescimento de 2% a 4%; por outro lado, 23% dos empresários apontaram que tiveram quedas nas vendas.

“Nota-se cada vez mais no setor supermercadista que a divisão entre ganhadores e perdedores é nítida, ou seja, há empresas indo bem e outras indo mal. Essa divisão varia muito da localização da loja, a concorrência que enfrentam, o poder de negociação com fornecedores, entre outros fatores”, avaliou o economista da APAS.

Fonte: APAS

NOTA METODOLÓGICA

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.

Sobre APAS Regional Ribeirão Preto: Em 2017, a região de Ribeirão Preto foi responsável por 5,9% do faturamento do setor supermercadista no estado, o que equivale a aproximadamente R$ 6,6 bilhões. Aqui, o setor emprega, aproximadamente, 31 mil colaboradores. Só na cidade de Ribeirão Preto o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 1,9 bilhões, o que equivale a 29% da região e 1,7% do faturamento de todo o estado de São Paulo.

A APAS possui 10 regionais em todo o Estado e mais cinco escritórios distritais na capital paulista. A Regional Ribeirão Preto é composta por 78 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Supermercado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.467 associados, que somam 3.294 lojas.


+ Economia