Supere Os Desafios e Empreenda!

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de agosto de 2017 às 22:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:19
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Sem dúvidas, a falta de experiência ou de conhecimento são grandes desafios na hora de começar a empreender. Não saber como gerir as diversas áreas de uma empresa ou mesmo desconhecer os detalhes do sistema tributário é comum entre que está começando.

A solução básica para superar esses desafios é: ler muito para aprender sobre o assunto e procurar mentores – pessoas que já passaram por situações similares e que podem transmitir seus conhecimentos e experiências, além de acompanhar os passos do seu negócio.

Outra solução é apostar na experiência dos seus próprios funcionários – desde que haja o plano de que esse conhecimento seja repassado para mais pessoas da equipe, evitando a dependência.

Outro desafio comum a quem quer abrir sua própria empresa é enfrentar o medo de abandonar a vida de funcionário. E a melhor solução para superar o receio é se cercar de uma rede de apoio e troca de conhecimento. Algo que pode ser feito através de cursos de coaching e outros treinamentos de liderança.

Além disso, essa rede de conversações será de grande ajuda para superar o desafio de saber quando parar de refinar um produto e lançá-lo no mercado. Ter esse timing é essencial para o sucesso do seu projeto.

O planejamento em excesso pode matar sua empresa. Por isso, é importante criar um plano de negócio, estruturar os detalhes da operação, pensar em organogramas detalhados e especificar os processos complexos. Mas sem deixar de lado a execução da ideia. Conseguir esse balanço entre planejamento e ação é complicado, mas é a chave para que sua ideia dê certo.

Esse ponto está intimamente ligado ao Marketing. Afinal de contas, ao colocar seu projeto no mercado você precisará fazer com que ele se torne conhecido. Nesse momento, é preciso buscar alternativas para evitar gastos exorbitantes e ineficazes.

Uma delas, pode ser buscar os influenciadores do setor: escritores, blogueiros e criadores de conteúdo para redes sociais (Facebook, Youtube, Instagram).

Um exemplo de sucesso é a própria Direito de Ouvir, rede de clínicas de reabilitação auditiva. Como CEO, percebi que era preciso investir no marketing digital e em um sistema de relação com consumidores (CRM). Isso foi fundamental para tornar a marca e os produtos conhecidos. No último ano, a empresa cresceu 85% graças ao trabalho estratégico de conhecer, captar e reter clientes.

O trabalho de qualquer empreendedor é duro. E é preciso entender que não pode ser feito sozinho. Mas, sem dúvidas, quando a colheita começa, os resultados não deixam a desejar.

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*Esta coluna é semanal e atualizada às sextas-feiras.


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