Suas plantas parecem doentes? Saiba como diagnosticar e salvá-las

Plantas são ótimas opções de decoração, melhoram o bem-estar e purificam o ar, mas precisam de cuidados

Postado em: em Mais+

As plantas são ótimas opções para a decoração de nossas casas, melhoram o nosso bem-estar e podem ajudar até a purificar o ar. Mas, às vezes, as folhas trocam a cor verde e viva por um amarelado triste, ou ainda, as plantas aparecem com manchas nada saudáveis.

Conheça três problemas que as suas plantas podem estar enfrentando, e algumas dicas de como ajudá-las.

- Folhas amarelas

É normal que as folhas mais próximas do tronco ou caule de sua planta envelheçam e se tornem amarelas, mas se a cor estiver um amarelo muito intenso, isso pode ser o sinal de que a sua planta está recebendo muita água (especialmente em suculentas) ou que ela está sofrendo com a desidratação.

Experimente trocá-la de lugar. Ela pode não estar obtendo luz suficiente. Para ajudá-la, ajuste a sua rotina de regas e deixe-a longe de aparelhos como o ar-condicionado (eles afetam a umidade do ar).

- As pontas ou as bordas das plantas estão escurecidas

Esse geralmente é um sinal de que está faltando umidade no local em que a planta está. Experimente colocar uma tigela com água próxima à sua planta. Ainda, preencha o vaso com cascalhos e pedrinhas que ajudam a equilibrar a umidade do ar.

- A planta está murchando ou caindo

Provavelmente você está sobrecarregando a planta com muita água. E infelizmente esse é um caso mais complicado do que cuidar de uma planta desidratada, já que o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes. Tente retirar o excesso de água do solo, mover o vaso de lugar. Mas, se as raízes estiverem esponjosas, provavelmente você perdeu a sua espécie.


Artigos Relacionados