‘Startup Weekend Franca’ quer fomentar ecossistema empreendedor na cidade

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de julho de 2018 às 20:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento que acontece em agosto, visa compartilhar ideias, criar e desenvolver um modelo de negócios

Você tem alguma ideia inovadora, mas não sabe se é viável e muito menos como criar um modelo de negócio? Na segunda edição do “Startup Weekend Franca”, que acontece de 17 a 19 de agosto, na Fatec, será possível transformar esse sonho em realidade. Os participantes, empreendedores e aspirantes a empreendedores, vão vivenciar um final de semana de aprendizado, com o apoio de especialistas, e o desafio de criar uma startup em 54 horas, colocando em prática todo o potencial empreendedor. As inscrições já estão abertas.

O evento sem fins lucrativos é promovido pela Techstars, uma aceleradora da Google, e tem como objetivo fomentar o ecossistema empreendedor em Franca e região, fornecendo todo o suporte necessário para o desenvolvimento de ideias e a criação de novos negócios, além de proporcionar um ambiente de networking qualificado.

Em Franca, o “Startup Weekend” é organizado voluntariamente por empresários da cidade, dentre eles Alexandre Benedetti, Andresa Riato, Fábio Garcia, Fernando Lemos, Jean Dunkl e Maysa Bittar Bettarello. O facilitador nesta edição é Pedro Eduardo, analista e consultor Mobile na DeveloperS2. A expectativa é de reunir 120 participantes.

Segundo Jean, qualquer pessoa pode participar do evento, mesmo não tendo uma ideia própria, nem qualquer tipo de conhecimento em desenvolvimento tecnológico. “Basta ter vontade de compartilhar ideias, colocar a ‘mão na massa’, querer ser empreendedor, criar um negócio, pois a intenção do ‘Startup Weekend’ é fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo na nossa região”, diz.

Todos os eventos do “Startup Weekend” seguem o mesmo modelo. Qualquer pessoa pode expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. São formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação dos próprios participantes) e a partir daí são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a uma banca avaliadora que vai eleger os três melhores.

“Serão 54 horas de total imersão à realidade de uma startup e de muito aprendizado para os participantes e suas equipes, que irão vivenciar da melhor forma os principais desafios de um negócio inovador, afinal, ideias bem embasadas e empenho são a base para um projeto de sucesso”, diz Jean.

O evento em Franca contará com a participação de mentores e facilitadores de peso, com a intenção de auxiliar as equipes a formatar suas ideias e transformá-las em projetos inovadores. “São pessoas com experiências em startups que podem ajudar em diversos temas e áreas como Direito, Inovação, Agronegócio, entre outras. Já os jurados são investidores e empresários de vários cantos do país”, completa Fernando.

As três melhores ideias ganharão prêmios que irão impulsionar o desenvolvimento das startups e seus empreendedores, como pacote do Google para ter acesso aos seus produtos, horas de consultoria e mentoria dos especialistas, cursos, além de vários descontos especiais em lojas e sites.

A primeira edição do “Startup Weekend Franca” aconteceu em dezembro de 2017 e contou com cerca de 70 participantes. Das 30 ideias compartilhadas, 7 foram desenvolvidas e 3 premiadas.

O evento já foi realizado mais de 4 mil vezes ao redor do mundo, em mais de 1,1 cidades em 150 países. Foram mais de 230 mil participantes e mais de 8 mil startups foram criadas.

SERVIÇO

‘2ª Startup Weekend’

Data: de 17 a 19 de agosto

Local: Fatec Franca – Rua Irênio Grecco, 4580 – Parque São Jorge

Inscrição: www.sympla.com.br/startup-weekend-franca__271851

Facebook: Startup Weekend Franca-SP

Investimento: R$ 100

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (17/8), das 18h30 às 22h

Apresentação das ideias e seleção das melhores para serem trabalhadas. Será também o momento de integração dos participantes e da formação das equipes que irão trabalhar em cada projeto.

18h30 – Check-in

19h – Jantar e networking: compartilhe ideias e conheça outros participantes

19h20 – Boas-vindas e apresentação

21h – Eleição para escolher as melhores ideias

21h15 – Formação de equipes

22h – Formalização das equipes e criação do inventário de habilidades (os participantes podem ficar e trabalhar no local)

Sábado (18/8), das 9h às 22h

O dia será de muito trabalho e aprendizado. As equipes contarão com o auxílio de mentores de peso que vão ajudar a tirar as ideias do papel dando suporte desde o planejamento até a venda do produto ou serviço.

9h – Recepção c/ café da manhã

9h30 Início das equipes de trabalho formadas e configuração do espaço de trabalho para o fim de semana

12h – Almoço

13h – Relatórios de status, pedidos de ajuda

14h – Os coaches ajudam as equipes individualmente

18h30 – Jantar

19h30 – Relatórios de status, pedidos de ajuda

22h – Encerramento (os participantes podem ficar e trabalhar no local)

Domingo (19/8), das 9h às 21h

As equipes terão 5 minutos para “vender o seu peixe”. A apresentação dos trabalhos será feita para os especialistas e os outros participantes

 

9h – Recepção c/ café da manhã

10h – Perguntas

12h – Almoço

12h30 – Perguntas

15h – Verificação técnica para apresentação final

16h – Lanche

17h – Apresentações Finais

19h30 – Julgamento e Prêmios

20h30 – Encerramento


+ Economia