Somente seis em cada dez francanos darão presente para as mães no domingo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de maio de 2016 às 17:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisa do SCPC, divulgada pela ACIF, aponta que metade dos consumidores gastará menos que no ano passado

​Uma pesquisa realizada pelo Boa Vista SCPC revela que 61% das pessoas darão presentes pelo Dia das Mães na data, comemorada no próximo domingo. Ou seja, seis em cada dez mamães francanas deverão ficar só no cartãozinho. Além disso, 52% dos consumidores gastarão menos este ano e o preço médio do presente cairá em 28%. A pesquisa teve abrangência nacional e aconteceu de 7 a 25 de abril.

Os números, não muito otimistas para o comércio local, são frutos das altas taxas de desemprego e da retração na economia. Um dado da pesquisa revela que 75% pretendem gastar até R$ 200 no Dia das Mães, em comparação a 61% no ano passado com essa pretensão.

É o caso do vendedor Roberto Alves. Ele presenteará sua mãe com um aparelho celular que custou R$ 199. “Ela não gosta de telefones com touch, então pediu um convencional e eu comprei à vista para não me endividar por vários meses”, disse o homem, que está entre os 68% que afirmam que pagarão à vista os presentes, segundo o Boa Vista.

Alguns consumidores pretendem dar presentes a outras pessoas, além das mães, nessa data. Segundo o levantamento, 44% vão presentear somente as mães, mas 12% pretendem dar lembranças a outras pessoas como irmãs, tias e amigas. Outros 12% planejam comprar presente para a sogra, 8% para a avó e 5% para a esposa.

Outra informação interessante é que, em plena era do e-commerce, 92% dos consumidores preferem comprar os presentes do Dia das Mães em lojas físicas, que têm 92% das preferências.


+ Economia