Sofre de insônia? Sabia que alguns chás naturais podem resolver seu problema?

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de maio de 2017 às 15:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns tipos de chás possuem propriedades calmantes que ajudam a relaxar o corpo e a mente

​Insônia é a dificuldade em começar e ou manter o sono, prejudicando o funcionamento da mente e do corpo. Ela pode ser classificada como aguda, intermitente e crônica. A insônia que dura desde uma noite até algumas semanas é chamada de aguda. Caso os episódios de insônia aguda ocorram de tempos em tempos, ela passa a ser intermitente. A insônia é considerada crônica se ocorre frequentemente e dura mais de um mês.

O que poucos sabem é que alguns tipos de chá possuem propriedades calmantes que ajudam a relaxar o corpo e a mente, sendo um ótimo alimento para combater a insônia e dormir melhor.

principais sintomas da insônia

  • Dificuldade para dormir;
  • Despertar precoce aonde não consegue voltar a dormir;
  • Acorda várias vezes durante à noite;
  • Persiste durante várias semanas e surge após a ocorrência de uma situação de ansiedade, estresse ou crise;
  • Acordar assustado várias vezes à noite.

quais tipos de chá ajudam a melhorar a insônia?

Chá de camomila

Muito conhecido e usado por seus benefícios à saúde, incluindo a melhora na qualidade do sono. Sua ação calmante e relaxante promove uma boa noite de sono, acabando com a insônia. Para tomar o chá, você pode comprá-lo em sachês e colocar em infusão com água quente, devendo ser consumido pouco antes de dormir.

Chá de lavanda

Promove sensação de relaxamento e alivia o estresse, garantindo, assim, uma noite de sono mais tranquila. Para se beneficiar dos efeitos do chá de lavanda, deve ser tomado uma xícara diariamente antes de dormir.

Chá de erva-cidreira

também conhecido como chá de melissa, possui ação calmante no organismo, auxiliando a ter um boa noite de sono. Para consumir o chá, você deve deixar as folhas de erva-cidreira em infusão por alguns minutos e tomar uma xícara de chá diariamente antes de dormir.

Chá de tília

Têm propriedades que ajudam a dormir melhor, como a ação expectorante, calmante e anti-inflamatória. Para fazer o chá de tília, basta ferver um chá um copo de água, colocar algumas folhas e deixar repousar durante 10 minutos, devendo ser tomado três vezes ao dia.