​Sinal analógico pode ter sobrevida em Franca por sugestão da Anatel

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de abril de 2017 às 14:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ainda não há estrutura necessária para implantação em setembro, conforme era previsto

Foi anunciado pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), nesta quarta-feira (19), que em quatro regiões brasileiras o calendário de desligamento da TV analógica deverá ser mudado, inclusive em Franca e em todo interior de São Paulo. 

A medida afetaria também Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). 

O prazo inicial, setembro deste ano, portanto, deverá ser dilatado.

Aguarda-se agora uma portaria do Ministério das Comunicações oficializando a decisão, o que deve ocorrer na próxima semana. 

A principal razão apontada por algumas emissoras de TV para as mudanças de datas foram problemas técnicos para a instalação de estações de televisão em Belo Horizonte e no interior de São Paulo.

Também há dificuldades na produção de kits, composto por uma antena, um conversor do sinal analógico para o sistema digital e um controle remoto. 

As empresas de telecomunicações concordaram com o adiamento desde que fosse mantido o calendário de ativação da tecnologia 4G/LTE no próximo ano.

Em São Paulo e na região metropolitana, estimativas da Anatel apontam que cerca de 95% dos mais de 7,2 milhões de domicílios já contam com o sinal digital. 

Em Franca, para quem tem televisor digital ou conversor, o sinal também está disponível, paralelamente ao analógico.


+ Cotidiano