Sexta-feira 13 sem azar: coisas importantes que aconteceram nesse dia

Associada ao azar, mistérios e assuntos ligados à diversas superstições, a sexta-feira 13 não é só azar

Postado em: em Mais+

Temida por muitos, a sexta-feira 13 está sempre associada a mistério, azar, bruxas e coisas místicas ou bruxas. Mas, deixando de lado a superstição, saiba de grandes acontecimentos históricos que aconteceram nesta data:

- 13 de novembro de 1789

Benjamin Franklin escreve aquela que se tornaria uma de suas mais célebres frases: ‘...neste mundo, nada é tão certo quanto a morte e os impostos”, escreveu um dos pais dos Estados Unidos, em uma carta ao cientista francês Jean-Baptiste Le Roy. Esta frase foi escrita cinco meses antes da morte de Franklin, que foi o homem mais citado da sua geração.

- 13 de julho de 1923

O explorador e naturalista Roy Chapman Andrews descobriu e identificou ovos de dinossauros fossilizados no deserto de Gobi, na Ásia. A expedição do Museu de História Natural liderada por Andrews estava passando pelos Flaming Cliffs, na Mongólia, quando se deparou com três grandes ovos já petrificados de um pequeno dinossauro.

- 13 de julho de 1923

O letreiro de ‘Hollywoodland’ apareceu nas montanhas de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos, pela primeira vez como parte de um anúncio imobiliário. O famoso sinal de mais de 15 metros de comprimento perdeu suas últimas quatro letras durante a restauração de 1949.

- 13 de outubro de 1933

O grupo mais velho a favor da corrida espacial, a Sociedade Britânica Interplanetária, se reuniu pela primeira vez no escritório de um dos seus membros, em Liverpool, Inglaterra. Ela foi estabelecida para apoiar e promover a exploração do espaço e o trabalho dos astronautas.

- 13 de setembro de 1935

O produtor de cinema e aviador Howard Hughes bateu o recorde mundial de voo em alta velocidade ao atingir 567 km/h a bordo do Hughes H1. Projetada com este objetivo, foi a última aeronave privada a alcançar um recorde de velocidade.

- 13 de outubro de 1939

Evelyn Pinckert ‘Pinky’ Brier, de San Bernadino, Califórnia, Estados Unidos, tornou-se a primeira mulher com registro de instrutora de voo. Ela foi autorizada pela Civil Air Authority e podia voar em missões que não implicavam em combates durante a Segunda Guerra Mundial, como parte da Força Aérea Feminina de Pilotos.

- 13 de outubro de 1967

O presidente Lyndon B. Jonhson assinou a ordem Executiva 11.375 que estabelecia oportunidades iguais de emprego e contratação sem distinção de raça, cor, religião, gênero ou origem. A lei deveria ser aplicada para contratações de cunhos federal e governamental.

- 13 de fevereiro de 1970

Black Sabbath lançava seu álbum de estreia, ‘Black Sabbath’, considerado o primeiro disco de heavy metal do mundo, já que apresentou letras e sons que hoje são marca registrada desse gênero musical.

- 13 de setembro de 1974

A ilha europeia de Malta tornou-se república, substituindo a Rainha Elizabeth II como sua líder pelo Primeiro Ministro Dom Mintoff. O país comemora o Dia da República na data.

- 13 de agosto de 2004

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas marcou o retorno das Olimpíadas ao seu lugar de origem. A edição recebeu o maior número de nações inscritas até hoje, 201 ao todo, além de apresentar um novo modelo de medalha e a inauguração do estádio Panatenaico.

- 13 de dezembro de 2013

Príncipe Harry (E) e seu grupo ‘Walking With the Wounded Team’ alcançaram o Polo Norte depois de mais de três semanas de expedição. A equipe era formada por 12 veteranos da Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Austrália que foram feridos em serviço. Além de participar como representante do Reino Unido, o príncipe britânico foi patrono da caravana.


Artigos Relacionados