Setor de serviços volta a contratar e anima empresários em Franca

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 13 de outubro de 2020 às 17:27
  • Modificado em 13 de outubro de 2020 às 17:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Permanência da cidade na fase amarela do Plano São Paulo aumenta expectativas de admissões.

O setor de serviços em Franca começa a dar sinais de recuperação da crise financeira provocada pela pandemia de Covid-19. Juntos, julho e agosto abriram 270 vagas de empregos, segundo o Ministério da Economia. O número não era positivo desde fevereiro, mês anterior à adoção das medidas restritivas em virtude do novo coronavírus. As informações são do portal G1.

Na fase amarela do Plano São Paulo desde setembro, etapa que permite o funcionamento presencial, com restrições, em bares, restaurantes e outros estabelecimentos da área alimentícia, a expectativa é de crescimento ainda mais significativo até o fim do ano, já que a região foi mantida por mais um mês nesta classificação pelo estado.

O economista Adnan Jebailey, da Associação do Comércio e Indústria de Franca (Acif), explica que no comércio esse crescimento já é observado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados(Caged).

As atividades, que voltaram em agosto, devem alavancar as contratações em outras áreas da economia, segundo o especialista.

“Se a gente pega junho, julho e agosto, houve uma abertura de mais de 1400 postos de trabalho no comércio. Quando o comércio dá um movimento de contratação, os serviços, logo em seguida, fazem esse movimento. Só tem essa dissonância entre os dois por conta das fases do Plano São Paulo. O comércio liberou antes do que os serviços, mais especificamente de restaurantes e lanchonetes”, diz.

Retomada
Alexandre Moreira é garçom há 16 anos. Por conta da pandemia, o restaurante em que ele trabalha precisou afastá-lo por seis meses. Porém, com a retomada, o movimento no estabelecimento aumentou 20%. Ele e mais três colegas foram readmitidos.

“Senti falta, né. Aí vem o sentimento de alegria por estar servindo. É um serviço que a gente sempre gosta”, afirma.

Marcelo Godói, dono do restaurante, acredita que com um possível avanço à fase verde nos próximos meses, vai ser necessária a contratação de novos funcionários.


+ Trabalho