Sete em cada 10 ciclistas mortos foram vítimas de batidas com outro veículo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de agosto de 2017 às 07:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:19
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O período da noite concentra metade das ocorrências envolvendo ciclistas vítimas fatais

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado de São Paulo, realizou um levantamento especial sobre acidentes que envolvem condutores de bicicletas. 

Segundo o balanço, sete em cada dez fatalidades com ciclistas são causadas pelas colisões contra outros veículos. O período da noite concentra metade das ocorrências.

“Considerando os atores do trânsito, as pessoas que pedalam aparecem como um dos grupos mais vulneráveis, ao lado dos pedestres”, explica Silvia Lisboa, coordenadora do Movimento Paulista, que tem o objetivo de reduzir pela metade o número de óbitos no Estado até 2020.

O Infosiga SP, banco de dados que reúne informações de acidentes de trânsito de diversas fontes, registrou 209 mortes com ciclistas em todo o Estado neste ano, quatro casos a menos na comparação com os sete primeiros meses de 2016. 

Dessas ocorrências, 56,5% foram registradas em vias municipais. Nas rodovias, o índice chegou a 32,5% (11% dos relatos dos acidentes não detalham o tipo de via).

Entre as vítimas, 93% são homens. Quando analisada a faixa etária, o levantamento aponta que 9,1% são crianças e adolescentes com idade de até 17 anos.

Jovens entre 18 e 29 anos correspondem a 13,4% dos casos. Chama a atenção também o número de idosos: 27,3% das vítimas tinham mais de 60 anos de idade.

“É fundamental que motoristas respeitem o espaço das bicicletas e vice-versa. O uso de equipamentos de segurança, como o capacete, além de acessórios que tornam os ciclistas visíveis mesmo à noite, são imprescindíveis para uma condução segura”, acrescenta a coordenadora do Movimento Paulista, Silvia Lisboa.

Infosiga SP
No mês de julho, o Infosiga SP registrou 563 óbitos nos 645 municípios do Estado de São Paulo, aumento de 9,1% da comparação com 2016 (516 ocorrências). No acumulado do ano, houve redução de 1,8%. De janeiro a julho deste ano, foram 3.316 fatalidades contra 3.377 no mesmo período de 2016.

A alta foi influenciada pelos acidentes envolvendo motocicletas, principal causa de óbitos por acidentes de trânsito no Estado. Foram 198 ocorrências no último mês, contra 151 em julho do ano passado, um aumento de 23,7%. No acumulado do ano, foi registrado crescimento de 15,3% (1.119 em 2017 contra 970 casos em 2016).

Em relação aos acidentes com vítimas, que incluem ocorrências sem fatalidades, houve redução de 5,1% no mês de julho. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, foram 5.761 casos a menos, redução de 5,2% (104.783 em 2017 e 110.544 em 2016).

Além da ferramenta Infosiga SP, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito também opera o sistema pioneiro de georreferenciamento Infomapa SP. 

Por meio dessas ferramentas, é possível não só quantificar os óbitos dos 645 municípios paulistas, como mapear os locais onde as mortes ocorreram. As informações podem ser acessadas pelo portal do Infosiga SP e são atualizadas no dia 19 de cada mês ou no dia útil seguinte.

Dicas
Em cartilha com dicas para quem pedala, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito aborda os principais procedimentos na redução do risco de acidentes:

– Sempre use equipamentos obrigatórios de segurança, como espelho retrovisor do lado esquerdo, campainha e sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais – o capacete também ajuda na proteção;

– Opte por ciclovias ou ruas mais tranquilas;

– Calçadas são para pedestres;

– Nunca pedale na contramão dos veículos, seja em ruas ou estradas;

– Não pedale muito próximo à calçada: isso obrigará cada veículo a manter uma distância segura da bicicleta;

– Sinaliza com os braços na direção em que pretende virar e mantenha a atenção redobrada nas esquinas onde muitos carros fazem a conversão – também sinalize se for seguir em frente;

– Bicicleta é um veículo e deve respeitar a sinalização de trânsito;

– Fone de ouvido aumenta a distração e prejudica a percepção sonora.


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